Oftalmologista: por que você precisa ir?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

oftalmologista

O oftalmologista está entre os médicos aos quais as pessoas raramente vão na frequência recomendada. A maioria das consultas acontecem em tom emergencial, devido a sintomas que surgem repentinamente. Mas esse é um comportamento arriscado. Afinal de contas, existem diversas doenças oculares que podem prejudicar e até mesmo comprometer permanentemente a visão.

Se você vem negligenciando a importância das consultas regulares ao médico oftalmologista, continue lendo este texto, e entenda agora por que você precisa ir a esse médico.

A sua visão reflete a sua qualidade de vida

A visão é o sentido mais importante que possuímos. É claro que é possível viver sem ela, mas ninguém quer passar por isso se puder evitar. Mesmo quando ela falha sutilmente já sentimos diferenças na rotina.

Por isso, o oftalmologista é tão importante. Ele avalia a qualidade da visão em todas as diferentes fases da vida. Desde o nascimento, passando pela fase de alfabetização, quando os estudos se intensificam, e durante toda a vida adulta até a velhice.

Em todos esses momentos a perda de acuidade visual pode afetar o seu desempenho nos estudos, no trabalho e nas atividades de lazer. Portanto, antes que você ache que não é capaz de fazer certas coisas, consulte um médico e cheque se os seus olhos estão funcionando corretamente.oftalmologista

Um oftalmologista diagnostica até as doenças assintomáticas

Existem algumas doenças dos olhos que são assintomáticas. Ou seja, o paciente não percebe que ela começou a se manifestar até que seja tarde demais. O glaucoma, por exemplo, compromete a visão progressivamente e de forma sutil. Sem que nenhum outro sintoma seja percebido, a capacidade de enxergar perifericamente é perdida.

Se não tratado a tempo, o glaucoma pode levar a cegueira. E esse é apenas um exemplo. Existem diversas outras doenças, como a famosa catarata, cujo tratamento depende diretamente da velocidade do diagnóstico para ser bem-sucedido.

As consultas devem ser frequentes

Nas primeiras horas de vida, o pediatra examina os olhos dos recém nascidos e decide se é necessária a intervenção de um médico especializado. A partir daí, a criança deve visitar o consultório oftalmológico poucas vezes até a fase de alfabetização. É nesse momento que muitas delas são diagnosticadas, devido a dificuldade de aprendizado. Caso sejam receitados óculos, ela terá que voltar ao consultório pelo menos uma vez ao ano para corrigir o grau das lentes.

A recomendação é para que pessoas sem problemas de visão agendem suas consultas anualmente. Por isso, quando você for fazer o seu checkup, é fundamental que o médico oftalmologista esteja na sua lista de consultas.

O oftalmologista é o médico responsável por avaliar, diagnosticar e recomendar o melhor tratamento para os seus olhos. Órgãos delicados como esses precisam de atenção redobrada. Por isso, certifique-se de que você o consulte regularmente. Mas mesmo que a data da próxima consulta ainda não tenha chegado, ao menor sinal de problemas, não hesite em visitá-lo mais cedo.

Você costuma se consultar com um médico oftalmologista frequentemente? Conte nos comentários qual foi a última vez que você esteve no consultório médico e quais são os cuidados especiais que os seus olhos recebem.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×