5 doenças da vista borrada ou distorcida

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

vista borrada ou distorcida

Um dos sintomas mais comuns em relação a problemas de visão é a sensação de vista borrada ou distorcida. Podendo acontecer em diferentes níveis de intensidade, trata-se de uma questão que requer atenção, porque pode estar ligada a questões mais graves.

Para te ajudar a proteger a saúde, é importante buscar informações sobre esse sintoma comum e que, ao mesmo tempo, exige atenção especial. Para conhecer mais sobre o tema, veja 5 doenças que podem estar ligadas a essa questão.

1. Os problemas refrativos estão entre as causas principais

O mais comum é que a vista borrada ou distorcida seja causada por diversas questões refrativas. A miopia, por exemplo, gera dificuldade para enxergar objetos distantes, fazendo com que eles fiquem borrados.

A hipermetropia, por sua vez, dificulta enxergar objetos de perto e o astigmatismo faz com que a imagem não seja focalizada, deixando-a borrada em todas as distâncias.

Todos esses são problemas ligados à forma como a luz entra nos olhos e é convertida, gerando a dificuldade para enxergar.

2. O ceratocone também causa vista borrada ou distorcida

O ceratocone é uma doença degenerativa que faz com que a córnea perca o formato esférico. Com o passar do tempo, ela vai se aproximando do formato de um cone, levando a um astigmatismo irregular.

Com isso, a visão borrada ou distorcida fica cada vez mais intensa com o aumento do grau, levando a uma piora progressiva da qualidade de vida.

Comumente, essa questão se confunde como um erro refrativo comum, mas é fundamental o acompanhamento médico para evitar a progressão acelerada da doença.

3. A catarata é mais uma condição com esses sintomas

O cristalino é uma membrana transparente que fica por cima do olho e por onde entra a luz. A catarata, por sua vez, é uma condição ligada à opacificação da membrana. Devido a uma degeneração, passa a haver um acúmulo de proteínas nessa estrutura, deixando-a esbranquiçada.vista borrada ou distorcida

Conforme a doença progride, o resultado é que a visão fica cada vez mais turva. Quando está em um período avançado, o paciente praticamente já não enxerga devido à dificuldade de a luz entrar.

Reconhecer o problema logo no começo melhora o tratamento, impedindo o comprometimento de visão.

4. O glaucoma tem esses sintomas em fases avançadas

Inicialmente, o glaucoma é uma doença assintomática. Por isso, é muito difícil fazer a sua identificação se o oftalmologista não for visitado com frequência.

Porém, em casos agudos e avançados, um dos sintomas consiste justamente na qualidade da visão, com a vista ficando borrada ou distorcida. Devido à compressão do nervo óptico, a imagem é transmitida de maneira incorreta e/ou incompleta, levando a esse sintoma.

Trata-se de uma situação que exige atenção médica urgente, de modo a aliviar a pressão intraocular e garantir que o sentido não seja definitivamente comprometido.

5. Os problemas de retina também estão associados

A retina é uma das estruturas mais importantes dos olhos, já que corresponde à membrana na qual as imagens são projetadas. Uma alteração nessa região, portanto, pode comprometer a nitidez.

No caso de a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), formam-se manchas, normalmente, no centro da visão. Conforme a doença progride, é mais difícil enxergar com nitidez.

Já a retinopatia diabética contribui para a formação de borrões e manchas, assim como a retinopatia hipertensiva. Com o tempo, a nitidez é progressivamente comprometida.

A melhor forma de lidar com a questão é buscando ajuda de um oftalmologista, que ajudará a controlar e a tratar corretamente.

Ao reconhecer as doenças da vista borrada ou distorcida, fica mais fácil lidar com o problema. Não abra mão de ter o auxílio de um especialista, que poderá te ajudar a proteger a visão.

Tem alguma dúvida sobre vista borrada ou distorcida? Comente e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×