Não enxerga de longe? Entenda as 4 principais causas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

não enxerga de longe

Uma reclamação muito comum entre as pessoas é a dificuldade em observar objetos que estão à distância. Basta que os itens se afastem um pouco mais para que surja o problema em saber do que se trata cada elemento.

As causas principais estão ligadas tanto a erros refrativos, como condições do organismo em geral. Por isso, veja a seguir quais são os principais motivos para as reclamações de quem não enxerga de longe.

1. A miopia é a razão mais frequente se você não enxerga de longe

Quando se fala em dificuldade para enxergar ou distinguir objetos que estão à distância, a miopia é o problema mais comum.

Esse caso refracional faz com que os olhos consigam focalizar corretamente os objetos que estão perto — como elementos de leitura —, mas fazem com que seja difícil enxergar o que está à distância.

As formas de tratamento incluem o uso de lentes corretivas ou, então, a operação feita a laser para corrigir a forma da córnea.

2. O astigmatismo também aparece como causador

Já o astigmatismo está ligado à dificuldade que a visão possui em focalizar os objetos tanto de perto quanto de longe. Isso faz com que haja aquela sensação de imagem duplicada.

Isso se dá por causa da curvatura irregular da córnea, comprometendo a convergência e a formação das imagens.

Novamente, é algo que pode ser corrigido com lentes específicas ou com cirurgia refrativa. Porém, esse pode ser o sinal de algo mais grave, com o ceratocone.não enxerga de longe

Nessa doença degenerativa, a córnea perde o formato esférico, ficando cada vez mais cônica. Como consequência, o astigmatismo se torna progressivamente irregular e o paciente reclama cada vez mais que não enxerga de longe ou de perto.

3. A presbiopia não deve ser ignorada

Embora não tenha a ver com a refratividade em si, a presbiopia também deve ser considerada como uma questão para conseguir enxergar de longe. Ela se deve à falta de acomodação visual, causada pela relativa perda de flexibilidade dos músculos da região.

Isso faz com que os olhos não consigam acompanhar rapidamente a mudança de foco e leva, principalmente, à dificuldade de distinguir elementos.

Pode ser causada pela idade ou, como é mais comum, por fixar a vista em um único objeto sem piscar ou desviar o suficiente. Conhecida como vista cansada, essa condição utiliza lentes específicas, como as chamadas de descanso.

4. A catarata é mais uma possibilidade

Enquanto isso, a catarata corresponde à perda de transparência do cristalino, a membrana que recobre a córnea. Com isso, a passagem de luz fica dificultada, o que compromete a formação da imagem.

Note que esse não é um problema específico para enxergar de longe, mas, naturalmente, causará essa dificuldade. Como os olhos não recebem luminosidade o suficiente, fica mais difícil perceber os elementos, ainda mais se estiverem distantes e especialmente se estiver à noite.

Ela não tem cura, mas é possível fazer uma cirurgia para substituição de lente, devolvendo a visão em graus diferentes.

Conhecendo essas causas para explicar o porquê você não enxerga de longe, fica mais fácil corrigir o caso e ter mais qualidade de vida. Não deixe de procurar um especialista para que ele te ajude a conquistar os resultados tão desejados.

Aproveite os comentários e compartilhe sua experiência a respeito de não enxerga de longe.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×