5 hábitos que fazem mal para sua visão que provavelmente você não sabia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

hábitos que fazem mal para sua visão

A visão é um sentido muito importante, mas que nem sempre recebe os cuidados certos. No cotidiano, é muito comum que as pessoas tenham algumas atitudes que, mesmo sem que se deem conta, prejudicam os olhos e trazem riscos para a saúde.

A melhor forma de evitar problemas é reconhecendo quais são os hábitos que fazem mal para sua visão e que você deve abandonar o quanto antes.

Pensando nisso, este artigo traz 5 deles e ainda apresenta os efeitos de cada ação. Continue lendo e veja o que você deve evitar em sua rotina.

1. Coçar os olhos é um dos piores hábitos que fazem mal para sua visão

Apesar de parecer inofensivo, o ato de coçar os olhos com frequência é bastante prejudicial para a sua saúde e para a qualidade da visão.

Em primeiro lugar, essa é uma atitude que pode causar pequenas lesões na área da córnea. Somando isso ao fato de que as mãos podem estar contaminadas, há a possibilidade de desencadear uma conjuntivite ou alguma irritação.

Outra questão é que isso pode contribuir para a mudança de formato da córnea, levando a um astigmatismo irregular e acelerando a degeneração associada ao ceratocone, por exemplo.

2. Descuidar da higiene abre portas para infecções

Diretamente relacionado a isso está a questão da higiene. Um dos hábitos que fazem mal para sua visão consiste em, justamente, tocar nos olhos sem ter lavado corretamente as mãos.

Essa atitude carrega diretamente microrganismos e agentes alérgicos para a região dos olhos, que é muito sensível. Se houver microlesões, há grandes riscos de haver uma infecção da área.

Para quem usa lentes de contato, esse hábito prejudicial acontece ao não higienizar as lentes corretamente, favorecendo a atividade de microrganismos.hábitos que fazem mal para sua visão

3. Usar lentes sem procedência pode causar grandes danos à visão

Por falar em lentes, tanto as de contato quanto as dos óculos de grau e de sol devem ter procedência garantida. Uma lente de contato sem qualidade não apenas não ajuda a corrigir distorções da vista, como ainda aumenta o risco de infecções.

Já a lente de sol precisa ter proteção contra os raios ultravioleta. Se não for assim, o fato de ser mais escura ajuda a abrir a pupila, facilitando a entrada de radiação. Com isso, os efeitos podem ser ainda piores do que não usar óculos de sol.

Enquanto isso, as lentes normais precisam ser feitas de acordo com a curvatura dos olhos e com o grau. Do contrário, não ajudam os olhos e ainda podem aumentar o cansaço visual.

4. Não piscar o suficiente prejudica a lubrificação ocular

Quando você fica muito tempo olhando fixamente para um ponto, como para o computador ou para a televisão, você não pisca o suficiente. Isso prejudica a produção de lágrimas e, com isso, leva a menos lubrificação dos olhos.

Esse, portanto, é um dos hábitos que fazem mal para sua visão porque aumenta as chances de desenvolver a síndrome do olho seco.

Além disso, ainda eleva os riscos de infecções e alergias, já que a lubrificação em baixa favorece as lesões e não consegue “lavar” potenciais invasores.

5. Abrir mão de exames e consultas regulares prejudica a saúde dos olhos

O oftalmologista precisa ser visitado regularmente, tenha você problemas oculares ou não. Quem não tem qualquer quadro precisa fazer um acompanhamento para que qualquer diagnóstico seja obtido logo no início. Já quem tem problemas deve fazer um acompanhamento completo para garantir a segurança.

Quando você tem o hábito de não visitar o especialista, coloca a sua saúde em risco, aumentando as chances de prejuízos a esse sentido. O hábito certo, nesse caso, é exatamente o oposto e você deve visitar o oftalmologista e fazer exames com regularidade.

Após reconhecer os hábitos que fazem mal para sua visão, comece a mudar a forma como você cuida dos olhos. Assim, é possível evitar doenças e incômodos, protegendo a saúde dos olhos.

Nos comentários, aproveite para dizer se você comete alguma dessas ações e compartilhe suas experiências.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×