Dor de cabeça e visão: qual a relação?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 

dor de cabeça

Dores de cabeça podem surgir em todas as situações da vida. Desde momentos de preocupação e estresse, até como sintomas de um problema maior. Elas afetam pessoas em todas as idades e profissões. Na realidade, é um problema tão comum que em quase todos os lares existe um analgésico pronto para entrar em ação quando ela surge.

Muitas vezes, as razões por trás da dor de cabeça podem ser bastante claras. Em outras, elas podem ser tão embaçadas quanto a sua visão. Se você suspeita que problemas nos olhos podem ser a causa desse sintoma, continue lendo este artigo. Entenda agora qual é a relação entre os dois órgãos.

Dor de cabeça causada por esforço visual

A dor de cabeça provocada por esforço visual é aquela que acontece durante o trabalho e tende a piorar na medida em que o esforço continua. Não necessariamente ela está ligada a um problema de vista. Mas na maioria dos casos, os sintomas desaparecem quando o momento de descanso chega. Se você desconfia que esse seja o seu caso, observe os momentos em que ela começa. Entenda o que aconteceu antes de a dor chegar e o que você estava fazendo quando ela passou. Geralmente os fins de semana são livres da dor.

Doenças refrativas que provocam cefaleia

As doenças refrativas — miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia — podem provocar a dor de cabeça. Isso porque, quando não tratadas, elas exigem um esforço grande dos olhos para provocar acuidade visual. E, assim como no caso anterior, a sua cabeça sofrerá as consequências desse esforço. A diferença aqui é que você exigirá dos seus olhos não somente durante o trabalho, mas ao longo de todo o dia e da semana. Nesse caso, a melhor alternativa é consultar um médico oftalmologista para tratar a causa da dor.dor de cabeça

Crianças com dores de cabeça durante as aulas

Não é comum que crianças tenham dores de cabeça, principalmente por estresse, como os adultos. Quando isso acontece, é preciso investigar as causas. Na maioria das vezes, elas estão associadas a dificuldades para enxergar com precisão. Uma forma de entender o quadro é observar se a dor de cabeça surge durante o período das aulas. Crianças em fase de alfabetização ou jovens em estudos avançados podem precisar de óculos para superarem as dores de cabeça.

Lentes corretivas inadequadas

Mesmo pessoas que já foram diagnosticadas e usam lentes corretivas podem sofrer com dores de cabeça. Isso porque é preciso manter a rotina de consultas ao oftalmologista e se certificar que as lentes estão de acordo com o grau do problema. Isto é, usar óculos ou lentes de contato com o grau desatualizado pode ser tão grave quanto não usar nenhuma forma de correção. Por isso, não se esqueça de marcar consultas anuais e seguir as recomendações sobre as suas lentes corretivas.

Se você tem uma dor de cabeça recorrente é muito provável que ela esteja ligada a problemas de visão. Seja por esforço excessivo, doenças refrativas ou pelo uso de lentes inadequadas, os seus olhos estão trabalhando mais que deveriam. E quem sofre com isso é a sua cabeça e a sua qualidade de vida em geral.

Você costuma se consultar com um médico oftalmologista com frequência? Conte nos comentários se você acredita que a sua dor de cabeça pode ser resolvida com o uso de lentes corretivas apropriadas.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×