Está com a vista cansada? 4 doenças que você pode ter

vista cansada

Olhos embaçados, avermelhados, com coceira e que geram dificuldade para enxergar. Esses são apenas alguns dos sintomas da vista cansada, uma condição que é bastante comum, mas que exige atenção.

Isso porque ela é gerada por várias doenças ligadas aos olhos e, diante desse quadro, é importante redobrar os cuidados. Além de tudo, ela é incômoda e afeta a segurança e a qualidade de vida.

Por isso, veja a seguir 4 doenças que você pode ter e que causam essa condição.

1. A presbiopia é a principal causa da vista cansada

Quando se fala em vista cansada e que não foca os objetos corretamente, a presbiopia é a condição mais comum.

Ela surge com maior frequência em pessoas de idade avançada, já que tem a ver com um processo natural do envelhecimento. Conforme há um enrijecimento das estruturas musculares e como os músculos se tornam menos fortes, há dificuldade em focalizar corretamente as imagens.

Como consequência, é necessário fazer mais esforços para conseguir enxergar adequadamente. Para esses casos, é comum que sejam recomendadas “lentes de descanso”, que devolvem a nitidez sem exigir demais.

2. A síndrome dos olhos secos é outro fator

As estruturas oculares sofrem com a fadiga, principalmente quando são exigidas de maneira intensa e sem intervalo para descanso. Com isso, o comportamento também tem a ver com esse sintoma.

Quando você fica muito tempo dirigindo, lendo ou olhando para telas brilhantes — como do computador — não pisca o suficiente. Além disso, não permite que as estruturas tenham um tempo para “descansar” do esforço sofrido.vista cansada

Isso pode levar à síndrome dos olhos secos, uma condição de ressecamento ocular que, inclusive, acelera a presbiopia. Com isso, é necessário ter bons hábitos de piscar e de descanso, além de usar colírios e lágrimas artificiais prescritas pelo médico.

3. O estrabismo gera dificuldades e exige muito dos olhos

O estrabismo é um caso em que há desalinhamento da visão. Nem sempre ele causa problemas em enxergar de maneira nítida, mas exige que o paciente esforce-se para manter o alinhamento.

Com o tempo, isso sobrecarrega as estruturas oculares, levando à fadiga e à vista cansada. Embora o estrabismo seja mais comum em crianças, não é improvável que você tenha algum grau de desalinhamento, o que leva a essa sensação.

O melhor é buscar tratamento por lentes ou cirurgias corretivas, garantindo um importante alívio na hora de enxergar de maneira alinhada.

4. Os problemas refrativos não tratados também podem gerar o quadro

Muito comuns, os problemas refrativos não devem ser desconsiderados. A dificuldade para visualizar objetos que é gerada pela miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo faz com que o paciente se force para enxergar melhor.

Alguém que não enxerga de perto, por exemplo, fará mais esforço para conseguir ler algo que está bem à sua frente. Em médio e longo prazo, isso exige excessivamente das estruturas, levando ao cansaço da visão.

A melhor forma é utilizar lentes ou cirurgias corretivas, diminuindo ou eliminando o grau e evitando os esforços.

Ao conhecer as principais doenças que causam a vista cansada, fica mais fácil lidar e eliminar o sintoma. Assim, você protege a saúde ocular e, ainda, consegue melhor desempenho na hora de enxergar.

Você sofre com esse problema? Comente e compartilhe suas experiências.