A consulta com um oftalmologista deve ser feita geralmente uma vez ao ano. Esse é o tempo ideal para identificar mudanças sutis na sua visão e corrigi-las antes que se tornem grandes problemas. Para as pessoas que já foram diagnosticadas com doenças específicas, essa frequência pode ser maior. Mas o tempo correto sempre será indicado pelo médico durante a consulta.
Entretanto, existem algumas situações que exigem atendimento médico de urgência. Afinal de contas, os olhos são órgãos do corpo como quaisquer outros e devem ser examinados por um profissional sempre que algo fora do comum acontecer.
Foi pensando nisso que preparamos o conteúdo de hoje. Veja agora quais são os 4 sinais que o seu corpo dá e que devem levá-lo ao oftalmologista imediatamente.
1. A sua visão ficou ruim de uma hora para a outra
Com as doenças refrativas — miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia — a perda de acuidade da visão acontece, mas sempre de forma gradativa. Ou seja, os sinais são sutis e aos poucos você notará a perda da nitidez. Entretanto, se isso acontecer de uma hora para outra, é preciso procurar um médico oftalmologista imediatamente. As razões para esse quadro são inúmeras: desde a presença de tumores oculares até problemas neurológicos graves. Mas somente o médico poderá fazer esse diagnóstico.
2. Trauma nos olhos exige o atendimento de um oftalmologista
Os olhos são órgãos extremamente delicados. Apesar de estarem dentro do crânio, eles são protegidos apenas por membranas finas. Por isso, se acontecer algum acidente envolvendo um trauma forte, é fundamental procurar um médico oftalmologista o mais rápido possível. Pode ser durante uma queda, o impacto com algum objeto ou até mesmo se trombar em alguém. Independentemente do que acontecer, se os seus olhos foram atingidos, não demore a procurar ajuda. Eles podem não apresentar sintomas imediatamente, mas existe a chance de acontecer um derrame ocular e ele deve ser tratado o mais rápido possível.
3. Contaminação com substâncias químicas pode ser grave
Diariamente somos expostos a diversas substâncias químicas. Desde os shampoos do banho até os produtos de limpeza. E é claro que ninguém as passará nos olhos inadvertidamente, mas podem acontecer acidentes quando menos esperamos. Por isso, se os seus olhos tiveram contato com algum químico, procure ajuda médica. Muitos deles contém instruções nos próprios rótulos sobre como proceder nesses casos. Mas não brinque em serviço. O atendimento de urgência é um preço pequeno a se pagar quando a sua visão está em jogo.
4. Mudanças aparentes nos olhos
As mudanças aparentes nos olhos também são sinais de que o oftalmologista deve ser consultado com urgência. Elas são aquelas que podemos identificar no espelho ou que conhecidos podem reconhecer a olho nu. Vão desde manchas na parte branca dos olhos até protuberâncias nas pálpebras, mudanças no formato dos olhos ou secreções fora do comum. Em todos esses casos, o tratamento terá mais chances de ser bem sucedido se o atendimento for imediato.
O médico oftalmologista é o profissional qualificado para fazer o diagnóstico correto e sugerir o melhor tratamento para o seu caso. Em todas essas situações que descrevemos neste post, buscar ajuda médica é fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, assim que identificar algum desses sinais, não demore. Um pequeno tempo dedicado à sua saúde agora fará toda a diferença na sua vida no futuro.
Você já passou por alguma dessas situações? Compartilhe as suas experiências nos comentários.
Comentários no Facebook