Tumores oculares: 4 sinais de que você pode ter

tumores oculares

O surgimento de tumores oculares é um problema que exige a máxima atenção por parte dos pacientes. Dependendo do caso, pode se tratar de um tumor maligno e, inclusive, acontecer o espalhamento para outros órgãos do corpo.

Embora a maioria deles seja assintomática, alguns indícios ajudam a apontar a necessidade de recorrer a um médico para buscar um diagnóstico preciso. Reconhecer esses sintomas, portanto, é fundamental para manter a saúde e a qualidade de vida.

A seguir, veja 4 sinais desse problema e entenda como avaliar.

1. A perda de acuidade visual é um dos principais sintomas de tumores oculares

Conforme o tumor ocular começa a se desenvolver e a afetar as estruturas da região, é comum que ele cause um comprometimento de visão.

Quando ele facilita o descolamento de retina, por exemplo, a imagem não se forma corretamente no lugar em que deveria, gerando uma dificuldade em enxergar.

Ao mesmo tempo, esse sintoma é bastante comum e encarado, por muitos, como sendo pouco importante. Porém, não é normal sentir um súbito desafio em enxergar, especialmente entre quem não tem quadros crônicos e degenerativos.

2. A diminuição do campo visão também aparece

A presença de tumores oculares causa outro efeito bastante comum: a redução do campo visual. A forma como eles se posicionam nas estruturas oculares pode acabar bloqueando parte da visão.

Em geral, isso se manifesta com o bloqueio da visão, em determinadas condições. Ter que se virar para enxergar o que, antes, era visto lateralmente é um bom exemplo desse sintoma.

tumores oculares

Quando isso acontece, normalmente significa que o tumor está relativamente maior e desenvolvido, o que exige cuidados ainda mais urgentes para manter a saúde da visão.

3. O surgimento de manchas, flashes e moscas volantes merece destaque

Como interferem na entrada e na refração de luz, os tumores oculares também causam manchas na visão que se manifestam de várias maneiras.

Caso o tumor leve a um descolamento de retina, ele pode gerar uma mancha negra na visão, devido à falta de funcionamento dessa membrana.

Ele ainda pode causar o surgimento de moscas volantes, ou seja, pequenos pontos pretos flutuantes na visão. Além de tudo, tem o potencial de criar manchas brancas na forma de flashes luminosos.

Essas condições geram incômodo, coceiras e dores de cabeça, apontando para a necessidade de recorrer a um médico.

4. A alteração no reflexo da pupila aponta para o problema

O retinoblastoma é um tumor que aparece na retina e que ocorre com maior frequência entre as crianças. Um de seus principais sintomas é a mudança na forma como a pupila reflete, de modo que ele passa a mostrar o tumor e não mais a membrana.

Para identificar esse quadro, basta tirar uma foto com flash. O reflexo da luz gera um olho parcial ou totalmente esbranquiçado, que é a estrutura tumorosa. Quanto maior for a mancha, maior é o tumor e a urgência em recorrer a um médico.

Os tumores oculares podem apresentar diversos sinais, especialmente quando estão mais desenvolvidos. Prestar atenção a eles é fundamental para chegar a um diagnóstico adequado, mas fazer consultas frequentes no oftalmologista é indispensável para a saúde.

Aproveite o espaço dos comentários e conte se você tem alguma dúvida ou experiência sobre o assunto.