Visão embaçada: 5 motivos para isso acontecer

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

visão embaçada

A visão embaçada afeta pessoas de todas as idades e condições. Seja de forma progressiva ou de um dia para o outro, um paciente pode se encontrar tendo dificuldade para ver e distinguir elementos com completa clareza.

Apesar de esse ser um sintoma comum, ele merece cuidados, pois pode ser o sinal de algo grave. Assim, entender o que causa o problema é o primeiro passo para procurar ajuda especializada.

A seguir, conheça 5 motivos para o quadro e saiba mais sobre cada um deles!

1. Os defeitos refrativos são causas comuns para a visão embaçada

Quando não é possível enxergar adequadamente, os principais responsáveis, normalmente, são os defeitos refrativos. Miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo podem ser as condições que fazem com que a visão fique turva.

Como os raios de luz não convergem corretamente, eles são interpretados de maneira mista. Com isso, acontece uma dificuldade em enxergar de perto, de longe ou em ambas as distâncias.

Normalmente, é uma condição solucionada com lentes corretivas ou com cirurgia específica.

2. A catarata também pode originar o problema

A catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo e tem a ver com a opacificação do cristalino. Com o acúmulo de proteínas, essa membrana transparente vai ficando progressivamente branca.

Quando os primeiros sintomas começam a surgir, portanto, é muito comum que a vista embaçada seja uma das reclamações iniciais. Em geral, isso se dá porque se forma uma espécie de névoa sobre a visão.

O tratamento mais indicado é cirurgia, que substitui a membrana por uma lente intraocular adequada.

3. O glaucoma é uma possibilidade que merece atenção especial

Já o glaucoma é a maior causa irreversível de cegueira no mundo. Ele ocorre quando há um aumento da pressão intraocular, pressionando o nervo óptico. Como esses danos não podem ser desfeitos, a perda de visão acontece progressivamente.

visão embaçada

Em geral, essa é uma doença assintomática, com a diminuição da capacidade óptica sendo progressiva, especialmente no campo de visão.

Já se a visão embaçada é acompanhada de fortes dores de cabeça, pressão intracraniana e enjoos, trata-se de um glaucoma de ângulo fechado. Essa situação exige atenção médica imediata, de modo a evitar sequelas.

No caso agudo, o tratamento é cirúrgico, com o objetivo de aliviar a pressão de dentro do olho.

4. As doenças de retina não devem ser desconsideradas

A retina é a membrana onde as imagens são formadas e, então, enviadas para o cérebro. Se ela não funciona corretamente, a visão pode ficar turva, com manchas e outros aspectos anormais.

Com isso, quem não está conseguindo enxergar direito talvez esteja sofrendo com um problema do tipo. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a retinopatia diabética e o descolamento de retina são apenas algumas possibilidades.

Quanto mais cedo o médico for consultado, especialmente no último caso, melhor é o prognóstico para a vista.

Cada condição tem uma recomendação sobre o tratamento, podendo incluir injeções com medicamentos, cirurgias ou outros procedimentos.

5. Outros problemas de saúde estão associados a esse sintoma

Contudo, nem sempre a visão embaçada é causada por um quadro oftalmológico. Outras condições podem levar a essa queixa, como a hipoglicemia, a enxaqueca, doenças hormonais e vários outros.

Até a luminosidade do ambiente e mesmo o cansaço devido à falta de sono são possíveis explicações.

Por isso, é importante começar indo a um oftalmologista e, se os problemas estiverem descartados, recorrer a outro especialista.

Reconhecendo as prováveis causas da visão embaçada, você poderá procurar ajuda e, com isso, aumentar o cuidado com a saúde.

Você vem enfrentando essa situação? Comente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×