Dor de cabeça pode ser problema de visão?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dor de cabeça

A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns, podendo surgir por variados motivos. Entre as prováveis causas, os problemas de visão se destacam. Caso o incômodo seja persistente, agudo e/ou frequente, há indícios de problemas oftalmológicos.

Ao mesmo tempo, é fundamental compreender quais são os aspectos dessa relação. Com isso, é possível proteger a saúde ocular e, acima de tudo, garantir maior bem-estar e qualidade de vida.

Com isso em mente, entenda como esse sintoma e a visão se relacionam e descubra o que fazer diante do quadro.

Qual é a relação entre dor de cabeça e problemas de visão?

Para que as imagens se formem claramente, as estruturas oculares têm que passar por um processo de acomodação. É como se uma lente — nesse caso, o cristalino — tivesse que se adaptar continuamente para encontrar o foco adequado.

Além disso, as demais estruturas precisam trabalhar corretamente. As pupilas, por exemplo, têm que abrir ou fechar de acordo com a incidência de luz, ajudando na conversão dos raios.

Quando há um problema de visão, o funcionamento acontece de maneira defeituosa em vários aspectos. Isso faz com que ao menos uma estrutura tenha que trabalhar de forma sobrecarregada.

Esse esforço contínuo e acima do que seria necessário sobrecarrega a região. Com isso, a dor de cabeça, normalmente, é um dos efeitos.

Quais são os problemas de visão que podem originar o quadro?

As dores de cabeça podem ser causadas por diversos aspectos visuais. Uma das possibilidades tem a ver com os defeitos refrativos.

dor de cabeça

Astigmatismo, miopia e, como é mais comum, hipermetropia podem ser os causadores dessa dor. Isso porque as estruturas precisam se adaptar intensa e continuamente para enxergar de um jeito correto, causando esse quadro.

A presbiopia é outro possível motivo. Avista cansada” normalmente acontece devido a esforços excessivos e ao envelhecimento celular. Trazendo dificuldades para enxergar nitidamente, é comum que gere esse incômodo como sintoma.

Um dos casos mais graves tem a ver com o glaucoma. Essa condição pode gerar uma dor de cabeça intensa e quase insuportável. Como, normalmente, é assintomático, há indícios de ser um quadro agudo. Com isso, a busca por atenção médica imediata serve tanto para combater a dor, quanto para evitar danos irreversíveis.

No geral, condições que incluam maior tração e esforço das estruturas oculares ou até corpos estranhos na córnea poderão ter essa dor como efeito.

Como solucionar o problema?

Quem estiver sofrendo com dores persistentes precisa procurar um oftalmologista quanto antes. O especialista fará todos os exames necessários para avaliar a saúde ocular e identificar se a causa é oftalmológica.

Caso não haja indícios sobre a ocorrência de questões dessa região, o profissional poderá realizar o encaminhamento para outro especialista. Assim, é fundamental contar com o apoio médico.

De qualquer forma, é sempre importante fazer visitas regulares ao consultório oftalmológico, de modo a identificar os quadros tão logo eles surjam. Além de tudo, é um jeito de garantir que tratamentos e soluções paliativas, como as lentes corretivas, estão adequados.

A dor de cabeça é, comumente, causada por problemas oftalmológicos não detectados ou tratados incorretamente. Assim, é indispensável consultar um oftalmologista, protegendo a saúde dos olhos e melhorando o conforto.

Sinta-se livre para dizer, nos comentários, se esse incômodo tem te afetado. Compartilhe suas experiências e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×