Cuide da saúde dos olhos com essas dicas de especialistas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

saúde dos olhos

A saúde dos olhos é muito importante e, também, requer cuidados específicos. A região é muito delicada e, sendo assim, é fundamental que ela receba uma atenção especial. Diante disso, alguns conselhos são dados por especialistas com muita frequência.

Segui-los não apenas ajuda a manter a qualidade de visão, como contribui para a sensação de bem-estar de forma prolongada. Diante do conhecimento dessas práticas, ficará mais fácil acertar nas ações.

Por isso, veja quais são algumas dicas de especialistas e descubra como colocar cada uma em ação.

Evite coçar os olhos para prevenir lesões

Coçar os olhos pode parecer inofensivo, mas é uma das piores práticas para a saúde ocular. Esse ato pode causar lesões na córnea que, embora sejam imperceptíveis, aumentam os riscos de infecções.

Além disso, trata-se de um fator de risco para certas doenças degenerativas. O ceratocone, por exemplo, está ligado à deformação da estrutura ocular. O ato de coçar só reforça esse processo, podendo prejudicar a visão.

Diante da sensação de coceira, é importante usar colírios específicos e prescritos por um médico, de modo a garantir o alívio.

Tenha cuidado com o que entra em contato com o globo ocular

Outro fator referente à saúde dos olhos é que é preciso ter muita cautela com o que chega a essa região. Mesmo sem coçar a área, você pode provocar lesões se tocar nela com as mãos sujas, por exemplo.

Não esterilizar as lentes de contato é outro problema, aumentando a proliferação de microrganismos e elevando os riscos de infecções.

Outras questões incluem os itens de maquiagem e até com a poluição em excesso. Tudo isso ajuda a causar irritação e pode até desencadear problemas graves. Portanto, é fundamental manter a higiene em níveis elevados e evitar que os olhos fiquem em contato com elementos potencialmente agressivos.

Use sempre óculos de sol com lentes adequadas

O sol é um dos maiores inimigos da saúde ocular. Os raios ultravioletas têm uma radiação muito forte, que pode gerar prejuízos na retina. Dependendo do caso, pode até haver cegueira temporária ou permanente.

saúde dos olhos

Para criar uma barreira contra esses raios, os óculos de sol não devem ser dispensados. Porém, não abra mão de usar lentes realmente de qualidade, feitas em óticas e com procedência conhecida.

Ao usar lentes falsificadas, a pupila fica dilatada e o efeito pode ser exatamente o oposto. Em vez de protegidos, os olhos ficam ainda mais expostos a essa radiação nociva, aumentando os riscos de problemas diversos.

Tenha hábitos de vida saudáveis

Muitos quadros de saúde dos olhos têm a ver com o restante do seu organismo. O tabagismo é um exemplo, pois ele atua para piorar a circulação de sangue. Com isso, a retina pode não ser alimentada corretamente, levando à sua degeneração.

Já os diabéticos podem sofrer com a retinopatia diabética. Devido ao prejuízo ao funcionamento de vários nervos, o sangue não chega onde deveria, impedindo a correta alimentação das estruturas.

Para não correr esses riscos, prefira comer bem, exercitar-se com frequência e se livrar de certos vícios. Assim, é provável que suas estruturas oculares fiquem muito mais saudáveis.

Visite o oftalmologista regularmente para cuidar da saúde dos olhos

Mesmo fazendo tudo certo, algumas condições podem surgir. Há quadros hereditários e outros que surgem com a idade e que são praticamente inevitáveis — como a presbiopia.

Sendo assim, é necessário ter cuidados preventivos, realizar exames e buscar diagnósticos precoces. Para tanto, ir ao oftalmologista com frequência é indispensável para ter sucesso nessa tarefa.

Encontre um profissional de confiança e, inclusive, considere ir a uma clínica de olhos. Assim, é possível conquistar o máximo de proteção com essa área, garantindo bons resultados.

Diante dessas dicas de especialistas sobre a saúde dos olhos, dá para ter maior qualidade de visão e menores preocupações nesse sentido. Não deixe de seguir todas, principalmente a de ir ao médico com frequência, e aproveite os benefícios.

Conte, nos comentários, o que você tem feito em favor da saúde de sua visão e compartilhe suas experiências!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×