5 sinais de que você está com uma doença ocular

doença ocular

A forma mais eficaz de entender se a saúde do seu corpo está sob controle é entender os sinais que ele dá. Sabe aquela sensação de que uma gripe está chegando? É um sintoma familiar que nos faz procurar os remédios adequados o mais rápido possível. O mesmo vale para o caso de uma doença ocular. Mas a verdade é que nem sempre os sinais são tão claros quanto os da gripe.

Foi pensando nisso que preparamos o post de hoje. Com as informações mais importantes em mãos, você poderá ficar atento quando alguma dessas coisas acontecer. Veja agora quais são os 5 principais sinais de que você está com uma doença ocular.

1. Vermelhidão repentina nos olhos é um sinal

A vermelhidão é um sinal de que algo está errado. É claro que todo mundo pode acordar com os olhos um pouco inchados e até avermelhados. Mas o sinal de que você está com uma doença ocular é quando o vermelho está muito intenso e persistente. Pode ser em todo o olho, ou manchas de sangue em locais específicos. Essas situações podem indicar o começo de uma conjuntivite ou até mesmo um derrame ocular.

2. Ardência ou dor persistente não é normal

Não é normal que você sinta os olhos arderem ou doerem sem motivo aparente. Mesmo que você tenha nadado com os olhos abertos em uma piscina cheia de cloro, se o desconforto persistir, uma consulta com o médico oftalmologista é recomendada. A dor pode ser um sinal do aumento da pressão intraocular, por exemplo.

doença ocular

3. Perda gradativa da visão pode ser um sinal de doença ocular

A perda gradativa da visão é um sinal de que você tem uma doença ocular. A dificuldade aqui está em notar a diminuição da visão, uma vez que ela é gradual e o cérebro cria formas de compensar essa dificuldade. Na maioria das vezes, as pessoas só percebem quando algo notável acontece. Esse pode ser um sinal de glaucoma ou catarata, por exemplo.

4. Dificuldade em adaptar a visão em luzes diferentes

Sabe quando você sai do sol, entra na casa fechada e tem a sensação de que está muito escuro lá dentro? O ideal é que em alguns segundos você já consiga se adaptar e enxergue tudo o que tem dentro da casa. Quando essa adaptação não acontece, é sinal de que algo está errado e você deve se consultar com um médico especializado.

5. Visão dupla é um sinal de que você precisa de atendimento médico

A visão dupla obviamente não é uma condição normal dos olhos. E ela pode estar ligada a uma simples diferença de grau entre o que os seus olhos necessitam e o que os seus óculos entregam. Ou até mesmo um sinal de que há algo mais grave acontecendo, como um AVC (acidente vascular cerebral). Na dúvida, a melhor providência é procurar um médico o mais rápido possível.

Dentre todos os sinais de que você está com uma doença ocular, existe um ponto comum: a velocidade com que eles surgem. Se qualquer uma dessas coisas, ou um sintoma não listado aqui, mas estranho ao seu corpo, acontecer da noite para o dia, ligue o sinal de alerta. Procure um médico oftalmologista e cheque a saúde dos seus olhos imediatamente.

Você já sentiu algum desses sinais? Compartilhe a sua experiência nos comentários.