Conheça os alimentos que fazem bem para a visão

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

alimentos que fazem bem para a visão

A alimentação adequada é um dos passos mais importantes para ter uma boa saúde. O que você inclui em seu prato é capaz de nutrir as células dos diferentes sistemas corporais e garante o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.

Com as estruturas oculares, não é diferente. Fazer mudanças na dieta ajuda a evitar problemas degenerativos e, inclusive, contribui para prevenir a perda de visão. Para tanto, é preciso recorrer aos ingredientes certos.

A seguir, veja quais são alguns alimentos que fazem bem para a visão e saiba como eles agem nesse sentido.

As cenouras são conhecidas para ter boa visão

Quando se fala em alimentação para enxergar bem, um dos ingredientes mais lembrados é a cenoura. Ela é rica em betacaroteno, que se converte em vitamina A.

A maior relevância do ingrediente é que ele ajuda a garantir a saúde da retina, além de eliminar radicais livres. Com isso, a degeneração celular é atrasada e a visão é mantida saudável por um tempo maior.

Os vegetais de folhas escuras são alimentos que fazem bem para a visão

Também é necessário incluir os vegetais que têm folhas escuras, como o espinafre e a couve. Eles são ricos em vitaminas C e E, principalmente, e auxiliam a garantir a saúde visual em longo prazo.

Além de ajudarem a regular o funcionamento das células, contribuem para evitar a ocorrência de cataratas e de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

O salmão é rico em ácidos graxos

Outro entre os alimentos que fazem bem para a visão são os peixes com gorduras boas para o organismo, como é o caso do salmão e do atum.

alimentos que fazem bem para a visão

O peixe de carne rosada é conhecido por sua grande quantidade de ômega 3. Esse ácido graxo é de imensa importância para a saúde do corpo, indo do coração aos olhos. Graças à atuação do elemento, é possível evitar a DMRI, o glaucoma e até a síndrome dos olhos secos.

As maçãs são fundamentais para os diabéticos

Quem sofre com diabetes tem um risco aumentado de sofrer problemas de visão. Nesse quadro, a retinopatia diabética é o que mais preocupa.

Entre os alimentos que fazem bem para a visão está a maçã. A fruta é uma ótima fonte de fibras, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e reduz as chances de desenvolver diabetes tipo 2 em quase 25%. Além de tudo, a fruta previne o possível sangramento de inflamações oculares.

As oleaginosas são fundamentais para a saúde dos olhos

Não deixe de incluir em sua dieta as oleaginosas como amêndoas, nozes, castanhas, linhaça e chia. A maior parte dessas sementes é rica em vitamina E, que é um componente indispensável para a boa saúde da visão.

Esses produtos, especificamente, ajudam a proteger contra a catarata causada pela exposição aos raios ultravioleta e também diminui a atuação dos radicais livres. Com isso, a DMRI é combatida com maior intensidade.

As leguminosas contribuem para a visão noturna

O feijão, a lentilha e o grão-de-bico são muito importantes para a saúde do corpo e dos olhos. Eles são ricos em ferro, zinco e fibras, ao mesmo tempo em que têm poucas gorduras.

Além de trazerem a sensação de saciedade, servem para combater a DMRI e melhoram a nitidez da visão noturna. Com a inclusão na dieta, fica fácil ler ou dirigir à noite, por exemplo.

Ao associar os alimentos que fazem bem para a visão a bons hábitos de saúde, é possível proteger os olhos com intensidade. Como resultado, sua habilidade de enxergar ficará muito melhor e por mais tempo.

Quais desses ingredientes já fazem parte do seu cardápio? Compartilhe nos comentários e participe do debate.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×