Cirurgia de astigmatismo: tudo o que você precisa saber sobre o pré e pós-operatório

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cirurgia de astigmatismo

O astigmatismo é uma condição que gera dificuldades para enxergar de perto e de longe. A perda de nitidez da visão gera impactos negativos na qualidade de vida, o que leva à busca de soluções. Além das lentes corretivas, há o tratamento cirúrgico.

A cirurgia refrativa serve para corrigir e, possivelmente, eliminar o grau. Isso não apenas melhora a qualidade de visão, mas oferece maior liberdade e bem-estar para o paciente. Porém, é fundamental cumprir com o pré e o pós-operatórios para que tudo dê certo.

A seguir, veja o que você deve saber sobre essas etapas da cirurgia de astigmatismo e se prepare corretamente.

Os requisitos para a realização da operação devem ser cumpridos

Por mais segura, rápida e eficiente que seja, a cirurgia não pode ser feita em todos os casos. Há algumas especificações do pré-operatório que precisam ser cumpridas, sem falta. Entre os pontos importantes estão a idade mínima de 18 anos e a estabilização do grau por, no mínimo, um ano.

Além dessa avaliação, são executados outros exames para verificar se os olhos estão saudáveis e adequados ao procedimento. A existência de doenças degenerativas, como o ceratocone, contraindica a realização.

Outras alterações na córnea (como quando ela fica muito fina), doenças infecciosas e até o glaucoma são impeditivos para que a etapa seja executada.

A suspensão do uso de lentes de contato também é recomendada

Outra indicação do pré-operatório da cirurgia de astigmatismo relaciona-se ao uso das lentes de contato. Como elas alteram, de certa maneira, a estrutura externa ocular, o ideal é que não haja o uso desses elementos por determinado período.

A recomendação pode variar com cada médico, mas, em geral, as lentes devem ser evitadas de 7 a 14 dias antes da operação. Isso garante a eliminação de quaisquer agentes infecciosos, da mesma forma que melhora a lubrificação do local.

O descumprimento da orientação tem o potencial de levar a uma piora no resultado da cirurgia, o que leva à insatisfação.

cirurgia de astigmatismo

O retorno às atividades cotidianas deve ser feito com cuidado no pós-operatório

Uma vez que a cirurgia de astigmatismo seja realizada, o pós-operatório merece atenção especial. Em geral, a retomada de muitas atividades cotidianas é bastante rápida. Algumas, inclusive, são liberadas logo após a etapa.

Ler, ver televisão e até mexer no computador ou celular são atividades que podem ser executadas no mesmo dia. Porém, é altamente recomendado não se esforçar nessas ações e a sensação de baixa nitidez é comum no começo.

Atividades físicas, como na academia, podem acontecer logo no dia seguinte, desde que não sejam em contato. Coçar os olhos é proibido no dia da cirurgia, bem como levar as mãos sujas até a região.

Durante duas semanas, é importante evitar o contato dos olhos com maquiagem, xampu, sabonete e elementos relacionados.

A exposição solar só deve acontecer depois do primeiro mês e o uso de óculos escuros é indispensável. Passados os 30 dias iniciais, a maioria das ações será inteiramente liberada.

A visita regular ao oftalmologista é fundamental após a cirurgia de astigmatismo

Depois do procedimento, somente o médico especialista será capaz de dizer como proceder. Os prazos de liberação de certas atividades podem ficar maiores de acordo com a cicatrização de cada paciente. Apesar de serem raras, complicações também podem surgir e somente são resolvidas por um médico.

Portanto, as consultas ao oftalmologista são indispensáveis após a intervenção cirúrgica. Ele poderá avaliar a correção do astigmatismo, quais precauções devem ser tomadas e o que deve ser feito para que tudo corra como o planejado.

Com os cuidados certos de pré e pós-operatórios, a cirurgia de astigmatismo é um sucesso e melhora intensamente a qualidade de visão e de vida.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Conte nos comentários e não deixe de participar!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×