3 formas de corrigir a miopia

corrigir a miopia

A miopia é talvez a doença refrativa mais conhecida do mundo. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), cerca de um quarto da população mundial é afetada por essa doença. A tendência é que até 2050, metade das pessoas de todo o planeta sejam diagnosticadas com esse quadro. A comunidade médica estuda os impactos do esforço visual para enxergar de perto e a sua relação com a epidemia de miopia em todo o mundo. Isso porque esse é um quadro no qual as pessoas têm dificuldades para enxergar objetos distantes, capacidade que é afetada pelo esforço excessivo ao enxergar de perto.

Se você tem essa doença refrativa, ou conhece alguém que tem, fique atento a este texto. Veja agora 3 maneiras de corrigir a miopia.

1. Óculos de grau para corrigir a miopia imediatamente

Assim que diagnosticado, o paciente recebe do médico oftalmologista uma receita para fazer seus primeiros óculos de grau. Essa é a primeira forma de tratamento e a mais imediata. Ou seja, a maneira mais recomendável para voltar a enxergar com nitidez sem que sejam necessárias medidas drásticas. O paciente sai do consultório direto para a ótica e já tem sua acuidade visual devolvida.

Essa é a melhor recomendação para pacientes recém diagnosticados e também crianças. Isso porque as próximas alternativas, como você verá a seguir, requerem mais cuidados. Como esse é um momento de adaptação, melhor ir com calma. Nesses casos, é comum que aconteça resistência dos pacientes, uma vez que o uso dos óculos deverá ser constante para corrigir a miopia e isso tem impactos na aparência física. O segredo aqui é escolher armações que combinem com o estilo de cada pessoa.

corrigir a miopia

2. Lentes de contato para a correção não aparente

Para os pacientes que não querem usar os óculos diariamente, existe uma alternativa que não impacta na aparência deles: as lentes de contato. Elas agem como lentes corretivas, assim como os óculos, mas podem corrigir a miopia de maneira mais eficiente que eles em até 5%. As lentes de contato são posicionadas entre as pálpebras e a córnea. Por isso, oferecem um campo de visão maior.

Esse é um tratamento bastante eficiente, mas que traz consigo uma série de cuidados importantes para a saúde dos olhos. É preciso sempre lavar as mãos antes de manusear as lentes de contato, assim como mantê-las úmidas e limpas com soluções específicas para esse fim. O mais importante é seguir as recomendações do médico oftalmologista à risca, uma vez que um pequeno descuido pode provocar contaminações e, consequentemente, inflamações nos olhos.

3. Cirurgia a laser para corrigir a miopia de uma vez por todas

A cirurgia a laser é uma forma de corrigir a miopia e se livrar dos óculos ou lentes de contato. Ela consiste na correção da curvatura da córnea, possibilitando a refração correta da luz. Esse é um procedimento extremamente seguro e eficiente. É considerado ambulatorial, uma vez que não há a necessidade de internação e a anestesia é feita por meio de colírios. Em poucos minutos um aparelho de alta precisão realiza a cirurgia e o paciente estará pronto para ir para casa. A recuperação é bastante simples, embora seja fundamental seguir todas as orientações do médico e aplicar os colírios corretamente para evitar o risco de infecção.

Corrigir a miopia não é nenhum bicho de sete cabeças. Pode-se fazer isso com o uso de lentes corretivas — óculos de grau ou lentes de contato — ou por meio da cirurgia a laser. As queixas do paciente, assim como suas condições de saúde serão levados em consideração na hora de decidir qual é a melhor abordagem.

Você tem essa doença ou conhece alguém que tem? Conte nos comentários qual foi a forma escolhida para corrigir a miopia.