4 sintomas de miopia que você deve ficar atento

sintomas de miopia

Atualmente, há uma estimativa que a miopia atinge 20% da população do mundo. No Brasil, isso não é diferente e esse erro refrativo está entre os mais comuns.

Mesmo assim, muita gente não sabe identificar quando o problema surge. O auxílio de um oftalmologista é indispensável e reconhecer os sintomas ajuda a procurar ajuda quanto antes.

Por isso, veja 4 sintomas de miopia que são muito comuns e entenda como eles se manifestam.

1. A dificuldade de enxergar de longe está entre os principais sintomas de miopia

Como a miopia acontece quando o olho é mais longo ou tem maior curvatura do que deveria, a retina fica projetada para trás.

Isso faz com que os raios de luz gerem um foco de imagem antes do que deveria, o que causa a visão turva.

O principal sintoma é a dificuldade em enxergar de longe. Quanto mais distante o objeto está, mais afastado ele se torna da retina. Com isso, o foco fica prejudicado. Em contrapartida, o paciente tende a cerrar os olhos para enxergar melhor ou aproximar muito os objetos do rosto.

2. Os olhos vermelhos normalmente resultam do embaçamento

Outro entre os sintomas de miopia é a vermelhidão ocular. Isso acontece, principalmente, quando o paciente sente que a vista está borrada por algum motivo alheio à condição de saúde, como o sono ou a presença de algum corpo estranho.

sintomas de miopia

Em resposta, é comum que pessoas míopes esfreguem continuamente os olhos quando o problema ainda não está identificado. A consequência surge na forma de olhos vermelhos e que lacrimejam com muita frequência. Eventualmente, isso gera maiores dificuldades para enxergar.

3. A quantidade excessiva de piscadas é mais um fator

Como a miopia causa grandes problemas no cotidiano, é comum que as pessoas sintam uma exigência de fazer um esforço maior. A necessidade contínua de focalização dos músculos, na tentativa de enxergar com foco, pode ajudar a ressecar a região dos olhos.

Isso leva a uma urgência em piscar, que vai além do normal. Trata-se de algo ainda mais intenso em crianças. Os pequenos afetados por essa condição, normalmente, passam a piscar o tempo todo.

4. As dores de cabeça recorrentes podem estar ligadas ao quadro

Outro entre os sintomas de miopia é a ocorrência de dores de cabeça com muita recorrência e/ou intensidade. Sem as lentes corretivas ou demais tratamentos, o paciente não consegue realizar uma série de atividades do cotidiano. O corpo tenta, então, compensar e faz um esforço maior para enxergar.

Os desafios da acomodação visual exigem um esforço muito elevado das estruturas oculares, o que leva a uma sobrecarga do organismo. Com isso, é comum que as dores de cabeça surjam como um dos efeitos principais.

Esse sintoma não é o mais determinante sobre a condição, mas quando está associado aos demais normalmente aponta para o quadro.

Conhecer esses sintomas de miopia ajuda a identificar o problema, mas não deixe de consultar um médico. Assim, é possível ter acesso aos tratamentos adequados e obter maior qualidade de vida.

Caso ainda tenha alguma dúvida, não deixe de comentar e de participar!