A retina é uma fina camada de tecido com terminações nervosas sensíveis à luz. Ela fica no local que chamamos popularmente de fundo do olho, onde a luz se projeta depois de entrar nos olhos. Por isso, podemos afirmar que essa é uma parte fundamental para o funcionamento perfeito da visão. Nesse sentido, quando algo está errado com a retina, é fundamental procurar ajuda médica o mais rápido possível para que o problema possa ser revertido a tempo, ou seja, antes que ocorram danos permanentes.
Um desses problemas é o descolamento da retina. Se você foi diagnosticado com essa condição ou suspeita que seja o seu caso, fique atento ao texto que preparamos. Veja agora como tratar esse problema ocular.
O que é o descolamento da retina?
A retina não está isolada do restante do olho, muito pelo contrário. Ela é irrigada por uma série de pequenos vasos sanguíneos que a alimentam com nutrientes e oxigênio. O descolamento da retina acontece quando ela é separada desses vasos e fica privada de todos os benefícios que eles oferecem. É importante notar que quanto mais tempo o olho permanecer sem tratamento, maiores são as chances de perda irreversível da visão. Por esse motivo, esse quadro é considerado uma emergência médica.
Quais são os sintomas do descolamento da retina?
O principal sintoma do descolamento da retina é o surgimento de moscas volantes na visão. Elas parecem pequenos mosquitinhos que ficam atrapalhando o paciente a enxergar nitidamente. Também podem acontecer flashes de luz ou sombras repentinas no campo de visão.
Além disso, o paciente pode experimentar dores nos olhos, pupilas dilatadas, sensibilidade à luz e até vermelhidão. Por fim, a dificuldade para enxergar é muito comum, seja em ambientes com pouca luz, perda de visão periférica ou a perda parcial da visão. Também podem acontecer quadros de miopia ou agravamento da dificuldade de focar objetos.
Por ser uma emergência médica, ao menor sinal de qualquer um desses sintomas, é preciso procurar um serviço de atendimento de urgência oftalmológica. Esse é um daqueles casos em que não dá para esperar a disponibilidade de agenda do médico.
Como tratar essa condição?
O tratamento do descolamento da retina deve ser imediato ao diagnóstico. E aqui a indicação médica dependerá da extensão do problema. Casos mais graves exigem medidas mais drásticas. De maneira geral, a restabelecimento da visão perfeita dependerá de procedimentos cirúrgicos como:
- Introflexão escleral, quando há o posicionamento de aparatos oftalmológicos para que a retina volte ao lugar;
- Vitrectomia, quando acontece a remoção da substância vítrea de dentro dos olhos;
- Cirurgia ocular a laser, para conter o sangramento e remover partes do tecido;
- Reimplantação, quando há a intervenção cirúrgica para colocar a retina no lugar;
O descolamento da retina é uma condição grave, que deve ser diagnosticada e tratada assim que surgirem os sintomas. Se não forem tomados os devidos cuidados, as chances são que o caso se agrave ao ponto do paciente perder a totalidade da visão. Por isso, ao menor sinal de que algo está errado, procure um médico oftalmologista imediatamente.
Você já sentiu algum desses sintomas? Conte nos comentários o que aconteceu no seu caso.
Comentários no Facebook