5 cuidados que você deve ter com a lente de contato

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

lente de contato

As lentes de contato são ótimas alternativas aos óculos. Elas trazem praticidade, garantem conforto e permitem a execução de tarefas do cotidiano sem dificuldades, ao mesmo tempo em que favorecem a visão. Em alguns casos, são determinantes para conter algumas degenerações, como o ceratocone.

Para que ofereçam todos os benefícios continuamente é preciso ter uma atenção específica. As ações de cautela contribuem para uma boa durabilidade e reduzem os riscos de infecções, como a conjuntivite.

A seguir, veja 5 cuidados para ter com a lente de contato e descubra quais erros têm que ser evitados.

1. Esteja com as mãos limpas antes de tocá-las

Seja na hora de colocar, seja na hora de tirar, é fundamental que as suas mãos estejam sempre livres de contaminação. O correto é lavá-las com sabonete bactericida e retirar todas as impurezas. Mesmo quando as mãos parecem limpas, podem carregar vetores que levam a diversas condições.

Caso precise fazer a retirada ou troca em um espaço público ou longe de um banheiro adequado, considere adiar a manipulação. Se não for possível, tenha sempre um pouco de álcool gel para realizar a limpeza das mãos.

2. Faça a higienização antes e depois do uso

Apesar de ser importante estar com tudo limpo para retirar ou colocar as lentes, isso não é o bastante. A utilização desses elementos já inclui alguma contaminação, como por partículas e poluição existente no ar.

Portanto, após tirá-las ou antes de posicioná-las, é fundamental fazer a higienização. O correto é utilizar uma solução específica, que ajuda a eliminar proteínas e microrganismos, além de garantir a máxima hidratação da estrutura.

Evite usar soro ou água boricada, que só podem ser utilizados quando não houver outra alternativa. Já a água de torneira e até a filtrada nunca devem ser empregadas.

lente de contato

3. Não deixe a lente de contato por muito tempo nos olhos

Quem usa óculos sabe que não existe nenhuma recomendação sobre passar um longo tempo com os objetos. Com a lente de contato, entretanto, é diferente. Se ficam longos períodos no globo ocular, há o risco de ressecarem e de se tornarem pontos de infecção.

Para que o quadro não ocorra, respeite o tempo de retirada, como antes de dormir. Jamais pegue no sono com elas no lugar, já que se trata de algo que pode trazer grandes prejuízos e até lesões na córnea.

Também evite utilizá-las ao entrar no mar, na piscina ou no chuveiro. Eventualmente, use os óculos como forma de descanso.

4. Armazene-as no local correto

Depois que as lentes são retiradas, não podem ser guardadas em qualquer lugar. O ideal é utilizar o estojo específico, que normalmente é fornecido pelo fabricante desses itens. Eles têm o formato adequado e, principalmente, evitam o contato do conteúdo com o ambiente externo.

Para não haver ressecamento, garanta que o estojo tenha a quantidade certa de líquido de higienização. Além disso, limpe-o com frequência, já que o uso pode gerar acúmulos. Para completar, não se esqueça de trocá-lo com constância.

5. Respeite o período de validade dos itens

Toda lente de contato apresenta um prazo de validade. Além das descartáveis, há aquelas que duram algumas semanas, enquanto outras podem ser usadas por alguns meses. Independentemente do tempo, é fundamental que o período seja respeitado.

Usar lentes fora do prazo estabelecido pelo fabricante é um risco e, ainda, há chances de você não conseguir enxergar como deveria. Portanto, conforme se aproximar o período de troca, procure seu oftalmologista para ter uma nova prescrição.

Ao seguir tais cuidados com a lente de contato, você protegerá a sua saúde e garantirá a integridade desses elementos. Se tiver algum problema, não deixe de procurar um especialista.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Conte nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×