Olhos cansados: o que pode ser?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

olhos cansados

Você sente que os seus olhos estão pesados, com maior dificuldade para focar as imagens e com menor conforto? Então, saiba que esses são sintomas que apontam para o quadro de olhos cansados.

Cada vez mais comum entre as pessoas, a condição ainda gera efeitos secundários, como perda de concentração e dores de cabeça. Para garantir a saúde sempre em dia, é fundamental conhecer as prováveis causas para o problema, de modo a evitá-lo ou obter tratamento.

Se quiser saber o que pode causar os olhos cansados, continue lendo e tire suas dúvidas!

As doenças oculares podem ser as responsáveis

Quando uma doença ocular ocorre, é comum que ela gere a dificuldade para enxergar com nitidez. A miopia, por exemplo, é um defeito refrativo que faz com que ver de longe seja difícil. Como resultado, há um esforço maior para focar a imagem, o que causa o cansaço da região.

Outras condições, inclusive as mais graves, podem causar tal efeito. A catarata e o glaucoma levam a uma perda progressiva de visão, assim como o ceratocone. Como consequência, a estrutura ocular faz um esforço maior para perceber as imagens com nitidez. Mesmo as temporárias, como a conjuntivite, podem levar ao problema.

Os hábitos de vida também têm influência no processo

A forma como você usa a sua visão tem potencial para causar a sensação de olhos cansados. Ficar muito tempo diante de aparelhos eletrônicos, como computadores e celulares, é um exemplo de ação prejudicial. A diminuição no volume de piscadas causa o ressecamento ocular e a necessidade de manter o foco por um longo período também leva ao cansaço.

O mesmo vale para quem passa muito tempo lendo ou tentando enxergar no escuro. Como o organismo precisa fazer um esforço maior, é comum que os músculos responsáveis pelo movimento acomodativo encarem a fadiga mais rapidamente.

olhos cansados

A degeneração normal com a idade gera olhos cansados

Mesmo que você não tenha nenhuma doença ocular sem tratamento ou que cultive bons hábitos, o quadro pode se consolidar. Isso ocorre, principalmente, a partir dos 40 anos. Nessa fase da vida, os músculos perdem um pouco da flexibilidade, o que gera maior dificuldade de acomodação visual.

Na chamada presbiopia, a visão cansada se dá porque as células envelhecem e já não têm a mesma performance de antes. Como se trata de um processo natural, não é possível impedi-lo. Contudo, a consulta a um bom oftalmologista permite o uso de óculos de descanso, o que alivia a sensação.

Os outros fatores são raros, mas ainda acontecem

Embora as três primeiras sejam as causas frequentes para a ocorrência de olhos cansados, há outras questões que interferem no fator. Determinadas condições hereditárias, como o diabetes, podem afetar o funcionamento de estruturas e, com isso, criar dificuldade para enxergar. Sem o tratamento, há um esforço elevado que leva ao cansaço.

O uso de medicamentos também pode ser um vilão. Alguns fármacos aumentam a possibilidade de ressecamento dos olhos e comprometem, até mesmo, o funcionamento de certos músculos.

Já algumas fases a vida, como a menopausa ou as de alterações hormonais, afetam a lubrificação ocular e geram a situação.

O surgimento de olhos cansados se deve a vários fatores, mas a saúde ocular e os hábitos de vida são os mais importantes. Para contornar o problema e seus efeitos é fundamental contar com o apoio de um oftalmologista.

Você tem sofrido com esse quadro? Compartilhe suas experiências nos comentários. Quem sabe podemos ajudar?

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×