Vista cansada: conheça as principais causas desse problema

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

vista cansada

Também chamada de fadiga ocular, a vista cansada é um quadro cada vez mais comum nos dias atuais. Muitas pessoas reclamam da sensação de peso nos olhos, dor de cabeça, visão dupla e ardência intensa.

O que pouca gente sabe é que a condição tem causas que devem ser conhecidas. Desse jeito, é possível tratá-la, eliminar ou reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de visão e de vida.

A seguir, veja os principais motivos para a vista cansada e entenda por que o problema acontece.

As doenças oculares estão entre as maiores causadoras

Quando se fala em fadiga ocular, o quadro pode se desenvolver pelo excesso de esforço para focar a visão. Muitas vezes, isso acontece porque existe uma doença ocular, que leva a essa dificuldade.

Os defeitos refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo são grandes culpados por esse problema. Outras ocorrências, como a síndrome dos olhos secos e até a catarata, podem gerar o mesmo efeito.

Somente um especialista é capaz de identificar o quadro de forma precisa, então o ideal é fazer exames regulares para buscar o tratamento adequado.

A presbiopia é outra causa comum da vista cansada

A presbiopia é uma degeneração frequente que acontece com a idade e, embora seja uma doença ocular, merece destaque. Conforme o organismo envelhece, alguns músculos perdem a habilidade de movimento e isso pode ocorrer com os olhos. Nesse caso, o cristalino tem a capacidade acomodativa diminuída, o que faz com que a visão perca nitidez progressiva.

vista cansada

O quadro, inclusive, muitas vezes é chamado apenas de vista cansada, já que é o principal sintoma. Não existe um meio específico de prevenção, mas quando a presbiopia acontece é possível utilizar os chamados óculos de descanso, onde as lentes corretivas fazem o trabalho acomodativo.

O contato intenso com eletrônicos pode gerar o problema

Com o avanço da tecnologia, é muito comum que as pessoas passem horas em frente às telas eletrônicas. Os celulares e computadores são os principais recursos utilizados e podem ser os grandes responsáveis pelo quadro.

Isso acontece porque as telas eletrônicas emitem uma luz azul de intensidade maior e que não é filtrada como deveria. Além de tudo, o foco elevado gera menos piscadas, o que diminui a lubrificação.

Para combater o problema, a dica é reduzir a exposição, reduzir o brilho das telas e usar colírios lubrificantes indicados pelo oftalmologista. Em alguns casos, vale a pena utilizar lentes especiais que filtram melhor essa luminosidade.

Os hábitos inadequados também ocasionam a situação

Muitas vezes, os hábitos de vida são os maiores culpados pela condição. Ficar em ambientes muito secos, como os cômodos com ar-condicionado, resseca os olhos e favorece a fadiga.

De modo semelhante, ler no escuro ou precisar movimentar muito os olhos também pode gerar tal caso. Em geral, as pessoas deixam de sentir os efeitos quando podem descansar de atividades do tipo. Apesar de ser preciso recorrer a um oftalmologista, o ideal é fazer pequenos ajustes para favorecer a saúde dos olhos.

A vista cansada é uma situação comum e, embora não seja grave, causa muito desconforto. Ao reconhecer as causas, será mais fácil buscar o tratamento adequado, que deve ser recomendado por um especialista.

Você sofre ou já sofreu com esse problema? Conte nos comentários e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×