Conheça os problemas de visão que podem causar dificuldades para dirigir à noite

dificuldades para dirigir à noite

As mudanças na visão são difíceis de serem detectadas. Quando não são repentinas, nós acabamos nos adaptando às dificuldades para enxergar. Principalmente porque elas acontecem sutil e gradativamente. Por exemplo, as letras começam a ficar pequenas e ajustamos a distância no livro nas mãos. Mas quando menos percebemos, algumas atividades rotineiras passam a ficar impossíveis.

Se você está experimentando dificuldades para dirigir à noite, está no lugar certo. Veja agora quais podem ser os problemas de visão por trás disso e como corrigi-los.

Miopia, a doença refrativa mais comum do mundo

A miopia é uma doença refrativa que tem como principal sintoma a dificuldade para enxergar objetos distantes. Essa condição se encaixa perfeitamente na descrição que fizemos dos sintomas que surgem gradativamente. Na maioria das vezes, quando os pacientes se queixam da dificuldade ao enxergar, eles já estão com graus elevados de miopia.

Definitivamente, essa é uma doença que tem entre os seus sintomas as dificuldades para dirigir à noite. A boa notícia é que ela pode ser facilmente corrigida com o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Ou ainda, quem quiser acabar com ela de uma vez por todas, existem soluções de cirurgias a laser que são extremamente seguras, rápidas e precisas.

dificuldades para dirigir à noite

Catarata, a maior causa de cegueira reversível no mundo

A catarata é uma doença grave e que pode levar a cegueira, se não tratada. O sinal de que essa é a condição que provoca dificuldades para dirigir à noite é o fato de a visão ficar turva aos poucos. Ou seja, o paciente começa a experimentar a sensação de que existe uma cortina branca dentro dos olhos. No início ela ainda é transparente, mas com o passar do tempo, ela fica cada vez mais opaca até que impossibilite totalmente a passagem de luz.

Para esses casos, o tratamento mais adequado é a cirurgia de correção da catarata. Ela consiste na eliminação do cristalino opaco, que é a causa da catarata, e na substituição dele por uma lente artificial. Dessa forma, a doença jamais voltará a se manifestar.

Retinite Pigmentosa, é uma das dificuldades para dirigir à noite

A retinite pigmentosa é uma doença ocular de origem hereditária. Ela é bastante rara e provoca uma grave deficiência visual. De maneira geral, os sintomas são degenerativos, isto é, pioram à medida que o tempo passa. E não existe tratamento para essa doença. Por isso, é fundamental procurar assistência médica assim que notar os primeiros sintomas.

Os sinais da retinite pigmentosa são distúrbios da visão, dificuldade para enxergar com pouca luz (e consequentemente dificuldades para dirigir à noite), perda da visão total ou visão periférica, e visão embaçada. Portanto, se você notar que algum desses sintomas está surgindo, vá o mais rápido possível a um médico. Enquanto a hora da consulta não chega, procure usar óculos escuros para proteger os seus olhos.

As dificuldades para dirigir à noite são comuns em pessoas que têm miopia, catarata e retinite pigmentosa. Mas essas condições devem ser acompanhadas por um médico oftalmologista. As duas primeiras podem ser tratadas com facilidade, enquanto a última precisa de um cuidado maior para que a evolução do quadro possa ser retardada o máximo possível.

Você sente dificuldades para dirigir à noite? Conte nos comentários como é a sua experiência com esse assunto!