Trabalhar no computador pode causar doenças oculares?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

doenças oculares

Trabalhar por horas seguidas na frente do computador é uma realidade para muitas pessoas em todo o mundo. E é muito comum que elas sintam desconfortos depois de certo tempo expostos à emissão de luzes da tela. Olhos secos, ardência, lacrimejamento excessivo e vermelhidão são alguns desses sintomas. A verdade é que todos esses desconfortos costumam passar com alguns minutos de descanso. Mas você já se perguntou se trabalhar no computador pode causar doenças oculares?

Se você fica muitas horas na frente do computador, smartphone ou tablet, este texto foi feito para você. Veja agora se você pode ter doenças oculares causadas pela longa exposição às telas.

Vista cansada provocada pelas telas

Os sintomas que descrevemos aqui, como a vermelhidão nos olhos e ardência, provocados pela exposição prolongada a telas podem ser sinais de uma das doenças oculares desta lista: vista cansada. Essa é uma condição diferente da presbiopia, que é popularmente conhecida pelo mesmo nome e acontece como uma consequência natural do envelhecimento. Nesse caso, a vista cansada é, de fato, um cansaço que pode se manifestar inclusive como uma dificuldade para focar objetos mais distantes.

O segredo para evitar essa condição é dar um descanso aos olhos. Isto é, fazer pequenos intervalos — entre meia hora e duas horas — para tirar o foco da tela. Nesse momento, levante-se da sua cadeira, ande um pouco e procure olhar pela janela, focando para locais distantes. Como uma dica bônus, aproveite esse momento para se alongar e evite também problemas de coluna.

doenças oculares

Olho seco é uma das doenças oculares provocadas por computador

O olho seco pode ser provocado por uma série de fatores, desde fatores nutricionais, interações medicamentosas, disfunções hormonais e, claro, condições ambientais. E é sobre esse último caso que estamos falando aqui. A realidade é que a radiação emitida pelas luzes da tela ajuda a secar as pálpebras, principalmente em ambientes fechados com ar condicionado, como na maioria dos escritórios.

O problema por trás dessa condição está no fato de que as lágrimas lubrificam os olhos para proteger as córneas. Quando elas evaporam muito facilmente, ou são constituídas de forma inadequada, os olhos ficam muito expostos. E a verdade é que quando estamos em frente a um computador, a tendência é que as piscadas fiquem mais espaçadas. Podemos piscar 10 vezes menos nessas situações.

Para quem trabalha o dia inteiro na frente do computador, é preciso ter sempre em mente algumas recomendações que ajudam a manter a saúde em dia. A primeira delas é descansar os olhos com frequência, e isso pode ser feito facilmente com a ajuda do Método Pomodoro. Isto é, a cada meia hora de trabalho, pare por cinco minutos, feche os olhos, pisque eles repetidas vezes e procure olhar para objetos distantes. Além disso, aproveite esse momento para se alongar e proteger a sua coluna das lesões.

Essas providências são fundamentais para prevenir doenças oculares causadas pela exposição excessiva à tela do computador. E não se engane, todas as telas emitem radiação, então não vale descansar do computador olhando para a tela do celular.

Você ficou com alguma dúvida sobre doenças oculares? Use a nossa caixa de comentários para fazer suas perguntas!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×