Usar óculos ajuda a aliviar as dores de cabeça?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Usar óculos

Não existe uma pessoa no mundo que não tenha tido pelo menos uma dor de cabeça na vida. E elas têm inúmeras razões: desde o estresse, até como sintomas de doenças, como a gripe, por exemplo. E essas são situações pontuais sobre as quais podemos tomar providências facilmente. Mas o problema das dores de cabeça é quando elas são recorrentes. Isto é, quando elas se repetem com muita frequência. Ou, em alguns casos, quando elas se recusam a ir embora. Você já sentiu algo parecido?

A verdade é que, em alguns casos, as dores de cabeça estão atreladas a doenças oculares. Então, veja agora se usar óculos ajuda a aliviar os sintomas de alguma forma.

Dores de cabeça por esforço ocular

As dores de cabeça provocadas por esforço ocular são aquelas na qual a pessoa não enxerga com nitidez e acaba forçando bastante os olhos para conseguir enxergar. Esse não é um movimento sobre o qual tomamos consciência necessariamente. Na realidade, é muito comum que pacientes procurem um médico sobre as dores de cabeça recorrentes que sente e saiam do consultório surpresos por resolverem o problema com uma simples receita de óculos.

Para entender melhor como isso funciona, imagine que você precisa segurar um saco de arroz nos braços. Durante alguns minutos, essa é uma tarefa tranquila, que não requer muito dos seus músculos. Mas se você tiver que passar o dia todo segurando 5 quilos nas mãos, é muito provável que sinta dores nos braços e até nas costas no dia seguinte.

O mesmo acontece com os seus olhos, pois existem músculos que trabalham intensamente para manter o foco correto num local específico. Quando o paciente não enxerga com nitidez, esses músculos ficam sobrecarregados. E o reflexo do cansaço provocado por esse trabalho excessivo são as dores de cabeça. Nesse caso, usar óculos é a solução mais simples e eficiente para o problema.

Usar óculos

Usar óculos escuros também pode ajudar

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a verdade é que usar óculos escuros também pode ser bastante eficiente para evitar dores de cabeça. Esse é o caso de pessoas que passam muito tempo expostos ao sol diariamente. Isso porque quando a luz é muito intensa, a tendência é que fechemos um pouco os olhos e que aconteça a contração dos músculos da face.

Nesse caso, o raciocínio é bastante parecido com o do tópico anterior. Isso porque a contração constante dos músculos da face também pode provocar dores de cabeça. A tendência é que toda a musculatura da cabeça fique contraída, incluindo pescoço e maxilar, mesmo que esse movimento seja involuntário. Para esse caso, usar óculos escuros ajuda a manter o conforto dos olhos e evita que todo o rosto trabalhe excessivamente para proteger os olhos.

Dores de cabeça causadas por condições neurológicas

Nem todas as dores de cabeça podem ser solucionadas ao usar óculos. Muitas delas têm origens no cérebro e devem ser tratadas por neurologistas. É o caso das enxaquecas, por exemplo. Apesar de muitas delas virem acompanhadas de sintomas oftalmológicos, como a fotofobia e a distorção da visão, essas são manifestações neurológicas e não necessariamente problemas nos olhos em si. Entretanto, é importante sempre consultar um médico oftalmologista e tirar da frente a possibilidade de ter problemas de visão antes de iniciar tratamos mais drásticos.

Usar óculos é a realidade de muitas pessoas em todo o mundo. E muitas delas só descobrem que precisam de ajuda para enxergar melhor quando as dores de cabeça acontecem de forma recorrente e bastante forte. Por isso, ao notar o surgimento desse sintoma, é fundamental procurar a ajuda de um médico oftalmologista e entender se o seu problema pode ser solucionado com o uso de lentes corretivas.

Você já sentiu dores de cabeça provocadas pela dificuldade em enxergar? Conte nos comentários como foi essa experiência.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×