Por que é tão importante ir ao oftalmologista?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ir ao oftalmologista

Uma pesquisa recente demonstrou que mais de 50 milhões de brasileiros nunca foram a um oftalmologista. Isso acontece, em parte, por 23% dos brasileiros não terem acesso a esses especialistas. Contudo, várias outras pessoas deixam de ir ao médico por julgarem que o cuidado com os olhos não é relevante.

Visitar esse especialista é tão necessário quanto encontrar um cardiologista ou clínico geral. Com as orientações certas, é possível maximizar a atenção dada à saúde ocular.

Para que não restem mais dúvidas, veja por que é tão importante ir ao oftalmologista e reconheça a relevância de marcar uma consulta periodicamente!

Os diagnósticos são feitos com precisão e de forma precoce

Muitas doenças oculares são assintomáticas e não têm nenhum sinal até que já estejam avançadas. O glaucoma crônico, por exemplo, é totalmente silencioso e só apresenta perda irreversível de visão quando já se desenvolveu com mais intensidade.

Ao frequentar o oftalmologista, o médico usará equipamentos e técnicas adequadas e poderá dizer, com precisão, se existe alguma doença ou indício que deve ser investigado a fundo. Com o diagnóstico precoce, a efetividade do tratamento é ampliada.

Além de tudo, um oftalmologista é capaz de diagnosticar doenças até que não têm a ver com a região. Por meio de um exame de fundo de olho, por exemplo, o médico consegue verificar se há problemas como hipertensão ou princípio de diabetes.

As indicações de tratamento são corretas

É muito comum que as pessoas achem que não é preciso se preocupar com certos aspectos da saúde oftalmológica. Diante de um sintoma, como olhos ardendo ou vermelhos, muita gente usa colírios por conta própria. Contudo, essa é apenas uma das práticas que podem gerar consequências indesejáveis para a visão.

Ir ao oftalmologista

Ir ao oftalmologista, por outro lado, garante as recomendações adequadas para cada quadro e características. O especialista analisará as suas condições de saúde e outros aspectos e poderá definir quais são os melhores cursos de ação. Assim, é possível conquistar efetividade e segurança no tratamento.

O cuidado com a saúde dos olhos se torna contínuo

Ir ao oftalmologista é uma tarefa que deve ser feita periodicamente. O intervalo entre as consultas depende de condições específicas de cada paciente, mas é essencial não ficar muito tempo sem visitar o médico.

Tornar essas idas um hábito faz com que o cuidado com a saúde dos olhos ganhe força. O especialista poderá orientar sobre as boas práticas e formas de proteger a visão. Eventualmente, isso levará a uma proteção muito maior com todas as estruturas dos olhos.

A qualidade de vida melhora ao ir ao oftalmologista

Mesmo problemas de visão considerados simples, como os defeitos refrativos, têm sintomas incômodos. Não conseguir ver com nitidez, sofrer com dores de cabeça e com a ardência na região são apenas algumas possibilidades. Em outras situações, há a perda de capacidade de visão noturna e até efeitos na segurança no cotidiano.

Identificar e tratar os problemas e cuidar da saúde local, por outro lado, oferece maior qualidade de vida. Você enxergará melhor, ficará livre dos sintomas indesejáveis e poderá aproveitar os momentos cotidianos.

Ir ao oftalmologista é uma ação importante para a saúde dos olhos e de todo o corpo. Ao reconhecer a relevância dessa prática, escolha um profissional de confiança e marque a sua consulta!

Quando foi a última vez que você visitou esse médico? Conte nos comentários e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×