Olho inchado ao acordar: saiba o que pode ser

olho inchado ao acordar

Você já se olhou no espelho assim que acordou pela manhã? Notou que o rosto em geral, mas principalmente os olhos, parecem bastante inchados?

Essa é uma situação relativamente comum e que costuma passar assim que lavamos o rosto com água fria. Entretanto, algumas pessoas têm inchaços persistentes, que demoram a passar. Eles podem ser rotineiros ou súbitos, podem acometer os dois olhos ou apenas um. E cada uma dessas características representam causas distintas para o inchaço.

Se você notou o olho inchado ao acordar, leia este texto até o final. Elencamos todas as possibilidades que podem explicar essa situação.

O que exatamente é o olho inchado?

O olho inchado ao acordar, ou em qualquer outra situação, é o acúmulo de líquido nos tecidos que circundam os olhos. A esse quadro, damos o nome de edema ocular. O que diferencia uma situação da outra é a causa por trás desse sintoma, que pode ser provocado por inflamações nos olhos e anexos, infecções oculares, lesões provocadas por traumas, alergias e até pelo choro.

Olho inchado ao acordar é sinal de doença ocular?

Para entendermos se o olho inchado ao acordar é sinal de uma doença ocular ou de que algo está errado, é preciso observar se ele passa rapidamente. Isto é, é preciso eliminar a possibilidade de ser aquele inchaço normal que todos temos no despertar.

A partir daí, é preciso observar se existem outros sintomas — oculares ou não — e que podem ajudar a identificar qual é o quadro. Veja abaixo algumas possibilidades.

olho inchado ao acordar

Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença que pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias. Em todos os casos, é muito comum que o paciente note o olho inchado ao acordar, e em algumas situações também é possível notar a presença de secreções. Além desses sintomas, a conjuntivite também provoca vermelhidão, ardência e coceira nos olhos.

Terçol

O terçol, ou hordéolo, também provoca inchaço nos olhos. Ele é uma inflamação nas glândulas que ficam na região dos cílios, que acontece pela presença de bactérias nos olhos. E é muito comum que os pacientes percebam o surgimento dele ao acordar. Mas a realidade é que esse quadro pode se desenvolver a qualquer hora do dia. Geralmente, ele começa com uma leve coceira, mas não paramos para observar o que exatamente está acontecendo.

Blefarite

A blefarite também pode ser um quadro relacionado ao olho inchado ao acordar. Isso porque, aparentemente, ela surge de um dia para o outro. Mas a realidade é que o motivo por trás desse quadro é o bloqueio de glândulas que regulam a oleosidade da pele, o que pode acontecer ao longo de alguns dias até que o sintoma apareça de fato. Juntamente com o inchaço, é comum a sensação de que há um cisco no olho e o surgimento de remelas.

O olho inchado ao acordar é comum a todas as pessoas. Entretanto, existem algumas condições ligadas à saúde dos olhos que podem estar por trás desse sintoma. O segredo para entender se algo está errado é observar se existem outros sintomas além do inchaço e que podem indicar a presença de alguma doença ocular. Na dúvida, sempre procure um médico oftalmologista.

Você já acordou com os olhos extremamente inchados? Conte a sua história nos comentários!