Visão distorcida: veja o que pode ser

visão distorcida

Os sintomas relacionados aos olhos e a visão são difíceis de serem ignorados. Quando são repentinos, muitas vezes são a primeira coisa que notamos ao acordar. Ou, quando são gradativos, é possível que percebamos a sua existência quando atividades rotineiras ficam difíceis, como dirigir a noite, por exemplo.

E um desses sintomas que precisam de atenção médica é a visão distorcida. Você já experimentou essa sensação?

Se você tem dúvidas sobre o que pode provocar a distorção nos objetos vistos por você, leia este texto até o final. Reunimos algumas causas que podem ser responsáveis por esse quadro.

Astigmatismo, a doença refrativa que pode provocar visão distorcida

O astigmatismo é uma das quatro doenças refrativas, além da miopia, hipermetropia e presbiopia. Além de enxergar sem nitidez, os pacientes também podem experimentar a visão distorcida. Em alguns casos, é possível ter dores de cabeça provocadas pelo esforço ocular.

A boa notícia é que essa é uma condição facilmente tratável como uso de óculos de grau ou lentes de contato. Ou ainda, se quiser se livrar das lentes corretivas de uma vez por todas, as cirurgias a laser são extremamente precisas, seguras e rápidas — tanto o procedimento, quanto a recuperação.

visão distorcida

Ceratocone, quando a visão distorcida é causada pelo formato da córnea

O ceratocone é uma doença caracterizada pela perda do formato da córnea. Os olhos normais apresentam formato esférico, enquanto aqueles afetados pelo ceratocone tem a córnea em formato de cone. Uma consequência dessa condição é o desenvolvimento do astigmatismo. Por esse motivo, a visão distorcida é um sintoma muito comum. Quanto mais elevado o grau, maior é a distorção da visão. O ceratocone deve ser acompanhado com certa regularidade, pois essa é uma doença degenerativa. Isto é, o médico deve entender exatamente como ela está evoluindo para indicar a melhor forma de tratamento.

Glaucoma, a doença silenciosa e muito perigosa para a visão

O glaucoma é uma doença silenciosa que leva à perda da visão progressivamente. Isso porque o seu início é assintomático, ou seja, o paciente não percebe que tem glaucoma. O ideal é que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível para que sejam usadas estratégias de controle e desaceleração da evolução da doença. Quando os sintomas começam a aparecer, o tratamento pode ficar bastante complicado.

Problemas na retina podem distorcer as imagens

A retina é a parte do olho que capta a luz para que, posteriormente, o nervo óptico transmita impulsos elétricos ao cérebro. Quando ela está comprometida por alguma condição, o paciente pode experimentar a visão distorcida. Entre as doenças que podem causar esse sintoma estão a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Por isso, é fundamental procurar ajuda médica caso esse sintoma apareça.

A visão distorcida é um sinal claro de que algo não está certo com os seus olhos. Quando ela acontece, é preciso procurar um médico oftalmologista para ser examinado e entender exatamente o motivo por trás desse sintoma. Pode ser uma doença refrativa, como o astigmatismo, pode ser uma manifestação degenerativa, como o ceratocone, ou algo mais grave como o glaucoma e doenças que afetam a retina.

Você já percebeu a sua visão distorcida? Conte nos comentários qual era o seu caso.