Como é feita a cirurgia de catarata?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Catarata é um processo de opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos que fica atrás da íris. O aparecimento dessa alteração faz com que essa lente se torne opaca e impeça a passagem dos raios luminosos que formam imagens.

O único tratamento eficaz é a cirurgia. As pessoas que desejam fazer o procedimento devem ser avaliadas por um oftalmologista, que realizará exames como acuidade visual, fundo do olho, pressão intraocular, ultrassom do globo ocular e cálculo da lente que será implantada.

A cirurgia é rápida, simples e, normalmente, não apresenta riscos. É feita com laser e facoemulsificação. São feitas incisões nos olhos, é introduzida uma cânula no globo ocular, que é ligada a um aparelho que aspira e dilui a catarata. O cristalino danificado é substituído por uma lente artificial, capaz de restaurar a visão do paciente.

A recuperação é tranquila. O paciente volta para casa logo após a cirurgia e deve permanecer em repouso nos primeiros dois dias. É importante tomar cuidados como:

  • Usar óculos de sol sempre que sair na rua, pelo menos durante 24 horas;
  • Utilizar colírios anti-inflamatórios, de acordo com indicação médica;
  • Não esfregar os olhos;
  • Não coçar;
  • Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias;
  • Não fazer esforço físico.

A Clínica de Olhos Nações tem ótimos profissionais a sua disposição, entre em contato e agende a sua consulta.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×