A cirurgia é o único tratamento disponível para catarata, doença que prejudica a visão. É indicada para tratar qualquer tipo de catarata, da senil, a mais frequente e que atinge mais os idosos, até a congênita, subcapsular, cortical, traumática, entre outras.
É um procedimento rápido e delicado, mas não é simples. Após a retirada do cristalino, uma lente intra-ocular é inserida, cujo grau varia de acordo com o paciente e a indicação do médico.
O paciente volta a enxergar normalmente após alguns dias, porém, para que a recuperação seja total e bem-sucedida, é preciso ter cuidados importantes.
Incluem:
Não coçar ou esfregar os olhos;
Interromper atividades de grande impacto: é preciso fazer repouso relativo e não realizar atividades como exercícios físicos, pegar peso e praticar esportes até a liberação médica;
Utilizar os colírios indicados: possuem ação antibiótica e anti-inflamatória, e são essenciais para recuperação total;
Não dormir sobre o olho operado: é um cuidado fundamental nos primeiros dias após a cirurgia. Existem protetores que podem ajudar nesse caso;
Evitar entrar em piscinas: o olho precisa estar protegido após o procedimento, por isso também é importante evitar entrar no mar ou piscina e ter contato com a areia por alguns dias.
É importante seguir todas as recomendações médicas para que não haja complicações. Quer mais informações sobre o assunto? Entre em contato com a Clínica de Olhos Nações e agende sua consulta.
Comentários no Facebook