A degeneração da retina pode ocorrer devido a vários fatores e as doenças mais comuns, de acordo com a Associação Retina Brasil, são:
- Retinose pigmentar – É uma doença que se manifesta em qualquer fase da vida e sua causa é hereditária. Causa morte das células fotorreceptoras da retina, dificultando a visão a noite e diminuição progressiva da visão.
A Síndrome de Usher está associada a ela, o tipo 3 dessa doença já acompanha a pessoa desde o seu nascimento, se manifestando posteriormente, de forma progressiva, a Síndrome de Laurence-Moon Bardet-Biedl e a Coroideremia, que causa degeneração da coroide e da retina, diminuindo a presença do oxigênio e nutrientes no interior dos olhos. Afeta mais os homens do que as mulheres.
- Degeneração Macular – Afeta o tecido retiniano da área central da retina, responsável pela visão dos detalhes, leituras e fixação. A vista é comprometida na parte central, as imagens passam a ser vistas borradas, embasadas, distorcidas e machadas. Não há cura, porém, há tratamentos que retardam o progresso degenerativo.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade está associada, acometendo pessoas a partir dos 50 anos. Além dela, a doença de Stargardt e de Best – doenças degenerativas maculares juvenis.
- Retinopatia diabética – É uma doença que afeta os pequenos vasos presentes na retina e está relacionado ao diabetes e ao descontrole da glicemia. É a complicação microvascular mais comum do diabetes, causando cegueira em pessoas de 20 a 74 anos.
É importante consultar um médico especialista ao sentir qualquer incômodo nos olhos, ele saberá diagnosticar o problema e indicará a melhor maneira de tratar ou conviver com a doença.
Entre em contato com a Clínica de Olhos Nações e agende a sua consulta.
Comentários no Facebook