O mapeamento da retina ou também conhecido como exame de fundo de olho é um exame onde são analisados os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens. Seu objetivo é detectar possíveis alterações, indicando o melhor tipo de tratamento.
Esse exame é indicado para identificar:
- Doenças oculares – Glaucoma, descolamento de retina, tumores, inflamações, falta de fluxo sanguíneo ou intoxicações por medicamentos;
- Doenças sistêmicas que causam danos oculares – Algumas doenças alteram os nervos e vasos dos olhos, como o diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças neurológicas ou do sangue.
Pode ser realizado também em bebês prematuros, identificando a retinopatia prematura, que altera os vasos sanguíneos do bebê.
O exame é feito de forma simples, sem causar dores ou ferimentos. É necessário dilatar a pupila antes de iniciar o exame. Um aparelho chamado oftalmoscópio é posicionado a uma determinada distância, projetando um feixe de luz no fundo dos olhos, facilitando a visualização da imagem da região.
A partir daí, identificar alguma alteração é mais fácil, assim o tratamento pode ser indicado. Tomografia, medicamentos ou cirurgia podem ser indicados, de acordo com o caso apresentado.
É importante sempre consultar um profissional responsável, ele saberá como lidar com o caso. Entre em contato com a Clínica de Olhos Nações e agende a sua consulta.
Comentários no Facebook