Saiba quais são as causas e o tratamento das doenças
A Retinopatia e a Maculopatia são doenças que acontecem na retina, geralmente causadas pela diabetes. Ambas causam alterações estruturais na retina e podem levar a cegueira se não forem tratadas a tempo. Entenda como acontece cada uma dela e saiba quais são os tratamentos.
Retinopatia Diabética
Essa doença ocular interfere nos vasos sanguíneos da retina, deixando-os desregulados e liberando sangue ou fluido sanguíneo para o espaço retiniano ou para o vítreo causando problemas na visão. Além da diabetes, essa doença também está relacionada a outros fatores como a hipertensão arterial, colesterolemia, tabagismo e também o fator genético. A visão turva é um dos sintomas de retinopatia diabética mais frequentes e ocorre na fase proliferativa da doença, quando a mácula possui edema, os vasos se rompem e sangram para o vítreo.
A retinopatia diabética não tem cura, porém, se for tratada de forma adequada é possível reduzir a perda de visão. É feito o uso de um laser que destrói os vasos sanguíneos anormais fazendo com que o campo visual permaneça estável.
Maculopatia Diabética
A Maculopatia é um agravamento da Retinopatia, onde a perda de visão é gradativa, mas progressiva e se caracteriza por prejudicar a visão periférica, podendo progredir até resultar em cegueira noturna. Quando afeta a mácula, passa a ter grandes dificuldades nas tarefas que exigem visão ao perto.
Assim como na retinopatia, a maculopatia também é tratada com laser para queimar os vasos sanguíneos e evitar que haja mais vazamentos e a doença progrida.
Entre em contato com a Clínica de olhos Nações e agende sua consulta.
Comentários no Facebook