4 exames oftalmológicos que todos deveriam fazer ao menos uma vez ao ano

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 exames oftalmológicos

As consultas com o médico oftalmologista devem ser repetidas pelo menos uma vez ao ano, se você não tiver problemas sérios diagnosticados. Para quem tem condições específicas, geralmente o médico indica uma frequência maior. A importância em manter esses cronogramas está no fato de que são realizados exames oftalmológicos que fornecem informações sobre o seu quadro exato de saúde. Com os resultados em mãos, o médico pode indicar o tratamento mais adequado para cada quadro.

Pensando nisso, preparamos um post completo com os 4 exames oftalmológicos que todos deveriam fazer ao menos uma vez ao ano.

1. Avaliação e cheque dos aspectos externos dos olhos

O primeiro dos exames oftalmológicos é uma avaliação do aspecto externo dos olhos. Nele o médico avalia se o formato sofreu alguma alteração, se existem manchas aparentes ou vermelhidão. Também avalia as condições dos canais lacrimais, sistema de lubrificação dos olhos e até as pálpebras. A partir dessa primeira observação é que os próximos exames serão direcionados.

2. Exames oftalmológicos para checar a motilidade ocular

Assim que o médico avalia a aparência externa dos olhos, ele segue para a avaliação da motilidade ocular. Ou seja, ele checa se os músculos funcionam corretamente e se há alguma alteração sensorial. O nome correto desse exame é teste ortóptico. Nele, o médico consegue notar se existem alterações no alinhamento dos olhos, como o estrabismo e a ambliopia. Para o paciente, basta seguir as orientações e olhar para as direções indicadas pelo médico enquanto ele avalia como os olhos se comportam.

 exames oftalmológicos

3. Oftalmoscopia e a avaliação do fundo dos olhos

Passadas as avaliações externas, chega o momento de usar os aparelhos para ver se o fundo dos olhos está dentro dos parâmetros esperados. Para tanto, o médico oftalmologista usa um oftalmoscópio. Ele observa o disco óptico, coróide, vasos sanguíneos e a retina de uma forma geral. É esse exame que traz indicações de que o paciente sofre de hipertensão, diabetes ou glaucoma.

4. Cheque da refração correta

Depois de examinadas todas as partes dos olhos, é hora de seguir para ums dos exames oftalmológicos mais conhecidos de todos: o teste de refração. É ele que dirá ao médico se os olhos estão funcionando como deveriam. Ou seja, se a pessoa precisa usar óculos para enxergar com acuidade. O primeiro passo é projetar letras de diferentes tamanhos na parede. Em seguida, com a ajuda do Greens, um equipamento com diferentes lentes corretivas, o paciente dirá qual a situação em que ele consegue enxergar melhor.

Esses quatro exames oftalmológicos são considerados o procedimento padrão para qualquer consulta de pessoas que consigam expressar suas dificuldades. Ou seja, com crianças a partir da alfabetização, até a terceira idade. Para bebês, as formas de examinar devem ser diferentes, uma vez que não podemos contar com a expressão verbal de suas percepções.

Em todos os casos, é importante que o médico avalie se existe algum indicativo de doenças nos olhos. Caso ele sinta a necessidade, pode também solicitar exames oftalmológicos mais complexos como ultrassom, angiografia ou microscopia especular. Somente dessa forma paciente e médico poderão chegar no melhor tratamento para cada condição.

Você costuma se consultar com o seu médico oftalmologista dentro da frequência recomendada? Compartilhe os seus hábitos de saúde na nossa caixa de comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×