O Pentacam é um exame oftalmológico que realiza uma tomografia de coerência ótica da córnea. Neste exame são obtidas, em menos de 1 minuto, pelo menos 100 fotos em 360° do segmento anterior do olho.
Análise de estruturas do segmento posterior do olho: Retina, Coróide e Nervo Óptico por meios de fotografia colorida.
A Campimetria Computadorizada é o exame oftalmológico que avalia a percepção do campo de visão visual central e periférico, identificando qualquer alteração ou redução (escotomas).
É um exame não invasivo, que tem a finalidade de medir o diâmetro ântero-posterior do olho, a fim de permitir o cálculo da valor dióptrico (grau) da lente intra-ocular a ser implantada, durante a cirurgia de catarata.
O mapeamento de retina é um exame realizado com auxílio do Oftalmoscópio Binocular Indireto (OBI) e uma lente que permitirá a avaliação da retina, parte interna do globo ocular, dos vasos, nervo ótico, área macular e periferia da retina.
É um exame não invasivo, que tem a finalidade de avaliar a densidade e qualidade das células da ultima camada da córnea, o endotélio.
• Estudo tomográfico da córnea e retina, possibilitando uma análise detalhada das camadas da retina, coróide e epitélio pigmentar da retina.
Diagnóstico e Acompanhamento de inúmeras doenças oculares: glaucoma, degeneração macular relacionada a idade, edema macular causado por diabetes e processos vasculares, coroidopatia serosa central, edema macular pós cirurgia de catarata, buraco macular, entre outros.
Avalia as estruturas anatômicas do globo ocular, mesmo quando não há transparência dos meios. No pré e pós operatório de diversas cirurgias de catarata, transplantes de córnea, glaucoma, em ferimentos oculares, retinopatia diabética, tumores, inflamações, descolamentos de retina, detecção da presença de corpos estranhos, alterações do corpo vítreo, entre outros.
É um exame não invasivo, indolor, que avalia o potencial de visão do paciente. É realizado, principalmente, em pacientes que irão submeter-se à cirurgia de catarata e permite que tenha-se uma projeção de qual a visão (grau) pode ser obtida com a cirurgia.
Esta é uma técnica de exame que consiste na injeção de um contraste (fluoresceínica sódica) numa veia do antebraço ou na mão, permitindo a visualização dos vasos da retina e coróide. As imagens são analisadas pelo médico oftalmologista com o auxílio de um computador.
• Análise de estruturas do segmento posterior do olho: Retina, Nervo Óptico e Coróide.
• Principal objetivo do exame é analisar a qualidade da circulação dos vasos.
A curva tensional diária é utilizada para aferir a pressão intra-ocular do paciente para diagnóstico ou acompanhamento do tratamento do glaucoma.
A gonioscopia é um exame realizado pelo oftalmologista após a instilação de um colírio anestésico e com o auxílio de uma lente especial para avaliar o ângulo da câmara anterior do olho. É de fundamental importância no glaucoma, na avaliação de tumores de íris e em traumas oculares.
Desenvolvido por Agência Rca