Consultas e exames: (11) 4478-2828

Guia completo sobre a Catarata

Compartilhe esse artigo!

A catarata costuma afetar as pessoas após os 60 anos de idade. Trata-se de um problema que pode acontecer com todo mundo, pois não é exatamente uma doença e sim uma consequência do envelhecimento.

O cristalino, que tem como função fazer o foco da visão, tanto de longe quanto de perto, é bem elástico na juventude, porém vai se enrijecendo com o passar do tempo, perdendo sua transparência.

A visão vai se tornando gradativamente mais embaçada e é assim que se percebe a catarata. Entretanto, pode acontecer de forma muito sutil, por meses ou anos até que o paciente se dê conta de que sua visão piorou demais com o avanço do tempo. 

Além do envelhecimento, há algumas condições de saúde que podem acelerar o aparecimento da catarata:

• Exposição solar frequente sem proteção dos olhos

• Diabetes

• Uveíte

• Uso de corticoides

• Radiação.

Outros distúrbios da visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo não afetam o processo da catarata.

É possível corrigir a catarata com cirurgia, que atualmente é muito moderna, segura e precisa, feita em centros cirúrgicos oftalmológicos especiais. Uma cirurgia rápida, de aproximadamente 15 minutos, com anestesia tópica feita por um colírio especial. O soro com medicação também é utilizado para deixar o paciente mais tranquilo. 

É uma cirurgia sem riscos de retoque já que a catarata não volta. 

Há recomendações de repouso por uma semana no pós-operatório, com uso de colírios antibióticos. Não há dor nem inchaço e o paciente volta a enxergar bem em poucos dias. 

Após a recuperação, é preciso fazer um checkup anual de manutenção para limpeza da lente artificial que é colocada no lugar do cristalino.

Desta forma, o paciente consegue ter de volta boa parte de sua qualidade de vida, já perdida com a visão prejudicada. 

Portanto, se está sofrendo com uma catarata ou tem alguém na família com este problema, não espere se agravar. Entre em contato conosco e agende sua consulta para também ter de volta a qualidade de sua visão. 

Outros Artigos

Diabetes e catarata: Entenda a relação

Diabetes e catarata: Entenda a relação

Estudo britânico mostra que o diabetes pode aumentar exponencialmente o risco de catarata A relação entre diabetes e a catarata…

Posso fazer a cirurgia refrativa a laser?

Posso fazer a cirurgia refrativa a laser?

Saiba como esse procedimento pode trazer mais independência para sua vida O uso de óculos e lentes de contato requer…