Consultas e exames: (11) 4478-2828

Catarata

O que é?

O cristalino é uma membrana transparente que fica por cima do olho e por onde entra a luz. A catarata, por sua vez, é uma condição ligada à opacificação da membrana. Devido a uma degeneração, passa a haver um acúmulo de proteínas nessa estrutura, deixando-a esbranquiçada.

Conforme a doença progride, o resultado é que a visão fica cada vez mais turva. Quando está em um período avançado, o paciente praticamente já não enxerga devido à dificuldade de a luz entrar.

Catarata senil ou
pré-senil?

Nesses casos é comum o aparecimento da catarata em ambos os olhos, porém normalmente em estágios diferentes de evolução. O tratamento é eminentemente cirúrgico, porém a época de sua realização dependerá da acuidade visual.

Cataratas congênitas

São as cataratas que aparecem ao nascimento e são causadas devido a problemas durante a gestação, como infecções intra-uterinas (rubéola, sarampo, sífilis) ou genéticas (transmitida de pais para filhos).

Questões mais frequentes

As principais causas do surgimento da catarata são:

• Idade, é a causa mais frequente da doença;
• Consequência do diabetes;
• Consequência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios com corticosteroides;
• Traumatismos oculares;
• Radiação;
• Infecções nos olhos;
• Uveítes.

Principais sintomas da catarata:

• Visão embaçada;
• Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez;
• A leitura fica mais difícil.

Grupo de risco:

Pessoas com mais de 40 anos.

Atualmente a cirurgia é realizada em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão. É um procedimento que dura por volta de 30 minutos, mas que apesar de rápido é também delicado.

Cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.

Após o diagnóstico e a decisão pela cirurgia, será realizada a Biometria Ultra-sônica, onde teremos os dados para o cálculo adequado do grau da lente intra-ocular a ser implantada após a retirada do cristalino, para evitar o uso de óculos após a cirurgia.

As lentes intra-oculares (LIO) são cristalinos artificiais, implantados no olho durante a cirurgia de catarata para substituir o cristalino opacificado. Elas surgiram em 1949, criadas pelo médico inglês Harold Ridley.

A primeira lente intra-ocular era feita de plástico rígido e se destinava a imitar o cristalino humano natural. Hoje em dia, os materiais mais usados incluem o polimetilmetacrilato (PMMA), silicone e acrílico.

Como o nome já diz, elas são colocadas internamente no olho para substituir o cristalino opacificado removido na cirurgia de catarata. São diferentes das lentes de contato, que são colocadas sobre a superfície da córnea para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Após a cirurgia é feito um curativo que será removido no dia seguinte da operação, dando início a uma fase de tratamento com colírios e pomadas no olho operado. A recuperação é rápida e permite o retorno breve às atividades normais.

Não há necessidade de repouso absoluto ou internação hospitalar (dependendo de cada caso). Mas alguns cuidados devem ser tomados:

• Não esfregar;
• Não coçar;
• Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias pós-operatório;
• Não realizar esforço físico.

O índice de complicações é baixo, mas existe, o que faz com que sejam tomados todos os cuidados pós-operatórios. A função do implante da lente intra-ocular é evitar o uso de óculos com grau alto, porém mesmo após a cirurgia, a maioria dos pacientes necessita do uso de óculos.